O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) iniciou o processo de descontaminação dos veículos inservíveis leiloados em janeiro deste ano, que não foram procurados, não possuíam identificação ou estavam impossibilitados de qualquer regularização junto ao órgão. A ação está sendo executada de forma inédita em Alagoas e irá triturar aproximadamente 250 toneladas de material ferroso.
Para o órgão, a preocupação com a preservação do meio ambiente não deve ser analisada apenas durante o ciclo de utilização do veículo, mas também após seu fim de vida útil. Uma contribuição positiva para a redução dos impactos ambientais é a reciclagem dos automóveis.
Dividido em três etapas: descontaminação, descaracterização e prensagem das carcaças, o processo conta com o apoio de duas máquinas e técnicos que executam o trabalho com zelo, para ser destinado à siderúrgica.
“Este é o primeiro leilão de inservíveis que é diferenciado e não ocorre a contaminação do meio ambiente. Não só o óleo, mas também outros resíduos vinculados ao funcionamento do motor também são retirados. A consciência ambiental é essencial, por isso, criamos todo um mecanismo de segurança pensando não só em desafogar o pátio do Detran/AL, como também na preservação do meio ambiente”, assegurou o diretor-presidente do órgão, Antônio Carlos Gouveia.
Composta por doze servidores empenhados, a representante da comissão de Leilão da autarquia, Maria das Graças, destaca que o trabalho proporciona diversos benefícios para o Estado e para a população de um modo geral.
“Nós precisávamos desobstruir o nosso pátio para continuar intensificando as operações de trânsito. Encontramos um apoio muito grande da atual gestão e isso é gratificante. O objetivo do Detran/AL não é punir ninguém. O que fazemos é controlar e gerenciar o trânsito, e para isso, nós temos que tomar providências para que aquelas pessoas que cometem infrações mudem o comportamento” completou a servidora.
Considerado uma importante conquista para o Estado, onde será possível a limpeza de ambientes que comprometem a saúde pública, a presidência do Detran de Alagoas está empenhada em realizar outros leilões de materiais inservíveis, e também com os veículos que estão em condições de circulação para a população que tiver interesse.
Ascom