O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL) iniciou, nesta segunda-feira (05), uma campanha de orientação ao descarte correto de medicamentos. O objetivo é alertar a população sobre os riscos de jogar remédios no lixo.
De acordo com o presidente do CRF/AL, Alexandre Correia, o descarte inadequado de medicamentos pode afetar a água, o solo e os animais. “O descarte de medicamentos pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas neles cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água que bebemos”, disse ele.
Alexandre ainda explica que não é apenas o meio ambiente que se beneficia com o descarte correto, mas também a saúde de toda população já que o descarte incorreto pode causar o uso indevido por outras pessoas, resultando em reações adversas graves e intoxicações.
Segundo Alexandre, o CRF/AL disponibilizará caixas para descarte de 05 a 11 de junho, em vários pontos de Maceió para que a população leve o seu medicamento vencido para ser incinerado. “Tivemos uma parceria importante da empresa Serquip que é a responsável por fazer a coleta desse material. Pedimos que a população atenda o nosso chamado e vá a algum dos pontos de descarte”, disse Alexandre..
Confira os locais abaixo:
Mangabeiras – Maceió Shopping em frente a loja Bibi
Centro – Farmácia do Trabalhador do Brasil, próximo a loja do Imperador e na rua do Livramento, próximo ao Bradesco
Farol – Rua Oldemburgo da Silva Paranhos (antiga Rua Goiás), n° 290, Farol Próximo ao Procon
Tabuleiro – Shopping Pátio Maceió na praça central