Prefeitura identifica dez casos de fraudes no auxílio moradia e leva ao MP

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) constatou dez casos de fraudes para recebimento do auxílio-moradia. O benefício é de R$250,00 que as pessoas atingidas pelas chuvas devem utilizar para sairem de áreas de risco.

A Secretaria de Assistência Social já beneficiou 1.294 pessoas, mas após o cruzamento de dados, foram identificados dez casos de fraudes no cadastro das famílias e outras tentativas de receber o benefício. O Ministério Público Estadual ficou ciente do caso, nessa quarta-feira (7), quando alguns representantes da Semas se reuniram com promotores da Comissão de Apoio Institucional às Vítimas das Enchentes.

A Semas informou que os auxílios concedidos foram feitos emergencialmente. Ainda há 671 solicitações, mas os casos estão sendo analisados com base na Regulamentação dos Benefícios Eventuais, que prevê a análise social das famílias e o cruzamento com os dados do Cadastro Único para programas sociais. “Nós estamos fazendo o procedimento como está previsto na lei e já identificamos pelo menos dez casos de duplicidade no recebimento. Ou seja, duas pessoas de uma mesma composição familiar, que moravam numa mesma casa, receberam o benefício. Há ainda casos de tentativa de recebimento de benefício por pessoas de outros municípios, a exemplo de um caso que consta no CadÚnico que essa pessoa mora em Joaquim Gomes. Ficamos preocupados e já comunicamos ao MP sobre estes casos. O cruzamento dos dados está em andamento e, no final dos trabalhos, os casos de fraude e tentativas serão levadas formalmente ao MP”, disse a secretária de Assistência Social, Celiany Rocha.

Sair da versão mobile