A Defesa Civil de Maceió começou a mobilizar na quarta-feira, 28, todas as secretarias municipais de serviço para alinhar o atendimento à população em caso de necessidade por conta da previsão de chuva forte para a capital nas próximas horas.
A Defesa Civil recebeu aviso meteorológico da Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos (Semarh), segundo o qual as precipitações podem chegar a um volume de 80 milímetros até o final desta quinta-feira (29). Além deste, comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) incluiu Alagoas no alerta laranja para acumulado de chuvas.
Segundo o aviso do órgão nacional, o volume de chuva pode variar de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios. A informação foi disponibilizada na página do Inmet na internet e inclui também os estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Por determinação do prefeito Rui Palmeira, a Defesa Civil orientou que todas as secretarias de serviço estejam atentas e com equipes de prontidão para o atendimento imediato de eventuais demandas, incluindo as pastas da Infraestrutura (Seminfra), Limpeza Urbana (Slum), Iluminação (Sima), Assistência Social (Semas), Trânsito (SMTT), Desenvolvimento Sustentável (Semds) e outras secretarias.
Além dos órgãos da Prefeitura de Maceió, também foram acionados os Núcleos de Defesa Civil Comunitária (Nudecs), que atuam nas áreas de risco para auxiliar em qualquer necessidade e dar suporte às equipes municipais.
A Defesa Civil reforça que está de prontidão e, para qualquer ocorrência, o órgão pode ser acionado por meio dos números 3315-1437 e 0800 030 6205.
Ascom Semds