Pesquisa omite nome de Ronaldo Lessa como candidato as eleições 2018

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Falpe de intenção de votos para as eleições de 2018, omitiu o nome de Ronaldo Lessa, que já tinha aparecido em outras pesquisas. O levantamento com 3 mil eleitores, foi feito nos municípios da zona da mata entre os dias 22 e 26 de junho.

Entre as simulações, os eleitores tiverem que optar entre poucos nomes, quais seriam suas preferências para governo do estado e Senado.

De acordo com a pesquisa, que não levou em consideração todos os pré-candidatos. O governador Renan Filho (PMDB) mantém favoritismo para uma eventual reeleição.

Pela primeira vez, o nome do deputado federal JHC (PSB) aparece à frente do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), que desceu uma posição em comparação as últimas pesquisas, decorrente das duras críticas à sua administração.

Os resultados não surpreendem, JHC tem raízes políticas na zona da mata, região cerca de 250 mil habitantes.

Embora Ronaldo Lessa já tenha aparecido em outras pesquisas com números expressivos de intenções de votos, o nome do político não foi colocado como opção pelo instituto.

O Falpe quis saber a opinião do eleitor. No voto estimulado para o governo, Renan Filho lidera com 36%, seguido de JHC (15,5%) e Rui Palmeira (12%).

A pesquisa também simulou um confronto direto (eventual segundo turno) entre dois pré-candidatos. Num embate direto com Rui Palmeira, Renan Filho teve 38,5% das citações e o prefeito de Maceió, 17% RP. No confronto com JHC, o governador teve 38,25% e o deputado federal do PSB,

Disputa pelo senado

Na questão estimulada para o Senado, o senador Renan Calheiros, ficou na liderança, sendo citado por 22,5% dos eleitores.

O ex-governador Teotonio Vilela Filho aparece em segundo (20%), seguido de Heloísa Helena (19,5%), João Caldas (17%), Benedito de Lira (16%) e Marx Beltrão (5%).

A pesquisa Falpe para o Senado já inclui, no levantamento geral o 1o e do 2o voto.

Sair da versão mobile