Calabar é homenageado durante uma semana em Porto Calvo

O alagoano Domingos Fernandes Calabar, que foi um senhor de engenho do século XVII, será homenageado em Porto Calvo com uma semana inteira de atrações. A programação é até o dia 22 devido as comemorações ao bicentenário de emancipação política do estado. O evento é aberto a todo público.

Domingos Fernandes nasceu e morreu em Porto Calvo e a homenagem tem o obejtivo de discutir as raízes da “alagoanidade” antes de 1817.

O secretário de Comunicação do estado e também palestrante do evento, Enio Lins, disse que assim como Zumbi dos Palmares, Calabar foi um dos primeiros ícones que manifestaram a realização de uma comunidade diferenciada.
“A Semana Calabar terá como centro o município de Porto Calvo, porque lá, o senhor de engenho que ajudou os holandeses nasceu e morreu. A decisão dele foi considerada um diferencial, ao Sul da então capitania de Pernambuco. Posso dizer que é uma das primeiras manifestações de alagoanidade e distinção, entre a região que hoje é Alagoas e a que é Pernambuco. Devemos, sim, a Calabar a emancipação de Alagoas, assim como a Zumbi. Eles representam as raízes alagoanas. Por isso, não interessa apenas a Porto Calvo, mas a todo o estado,” enfatizou o secretário.

Programação

Dia 19/07

Concurso Melhor Redação; Atração Musical Artista da TerraArena Gastronômica com atração musical, Banda Vênus.Horário: 21h

Dia 20/07

Exibição do filme CalabarHorário: 20hLocal: Auditório da Prefeitura Municipal de Porto Calvo.

Dia 20/07

Concurso melhor redação na sede da Secretaria de Cultura, às 9h. À noite, o filme Calabar.

Dia 21/07

Leitura Dramatizada do Poema Calabar, de Ledo Ivo.Associação Teatral das Alagoas – ATADireção: Ronaldo de AndradeLocal: Centro ComunitárioHorários: Manhã: 8h (alunos do turno matutino) / tarde: 13h (lunos do turno vespertino) / Noite: 19h30 (alunos do turno noturno)

Dia 22/07

Peça Musical Calabar, Herói em Busca Do Brasil, baseada na obra de Chico Buarque e Ruy Guerra, O Elogio da Traição.Direção: Jorge BarbozaLocal: Auditório da Prefeitura Municipal de Porto Calvo.Horário: 21h

Sair da versão mobile