A partir desta quinta-feira (26), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) inicia uma campanha educativa nos cruzamentos da rua Buarque de Macêdo para alertar motoristas e pedestres sobre a operação do VLT entre as estações de Maceió e Jaraguá a partir do dia 6 de novembro.
A campanha será realizada nos dias 26, 27, 30, 31 e 1º de novembro. A ação tem início nesta quinta-feira (26) no cruzamento das ruas Pontes de Miranda e Barão de Anadia que dão acesso à linha férrea, das 7h as 11h e das 11h às 15h. Na sexta-feira, dia 27, a campanha presencial será nos cruzamentos da Rua do Imperador com a Rua Marechal Roberto Ferreira, no mesmo horário. A campanha terá sequência na segunda-feira, dia 30, na Avenida Humberto Mendes (Salgadinho) nos dois sentidos. No dia 31 será a vez das equipes atuarem nos cruzamentos das ruas Pedro Paulino e Baptista Acciolly. A campanha educativa será encerrada no dia 1º de novembro nos cruzamentos da Praça 13 de Maio e da Comendador Leão.
Nos locais de realização da campanha, empregados da CBTU estarão presentes com uma equipe técnica, distribuindo panfletos e conversando com motoristas e pedestres sobre a necessidade de dar maior atenção nos cruzamentos mencionados, observando os sinais luminosos e sonoros na passagem do VLT. Nos locais serão apresentadas placas indicativas e orientações gerais sobre o início da operação comercial do VLT. A sinalização horizontal nos cruzamentos já foi implantada pela Prefeitura de Maceió, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
De acordo com o gerente Operacional da CBTU, Fábio Dantas, a nova grade horária entre as estações de Maceió-Jaraguá-Maceió será implementada a partir do dia 06 de novembro, onde os VLTs farão diariamente 38 viagens com intervalos de 30 minutos em horários de pico e de 60 minutos durante horários de menor fluxo de passageiros.