Por recomendação, prefeito veta lei que disponibilizava wi-fi nos coletivos de Maceió

O prefeito Rui Palmeira vetou o Projeto de Lei nº. 7.076, aprovado pela Câmara Municipal de Maceió, que dispõe sobre a internet móvel wi-fi nos ônibus de Maceió. A decisão consta no Diário Oficial do Município (DOM) publicado nesta terça-feira (27). O PL de autoria da vereadora Silvânia Barbosa (PRB), que foi aprovado em fevereiro deste ano tinha o objetivo de fortalecer o turismo.

Segundo a vereadora o projeto iria conectar de vez a cidade de Maceió, situação que já ocorre em diversos locais do mundo. Dessa forma, seria mais adequado receber os turistas, que teriam mais conforto nos coletivos perfeitamente adequados e adaptados.

Quando decidiu vetar o projeto, o prefeito de Maceió seguiu recomendação da Procuradoria Geral do Município (PGM), que emitiu parecer opinando pelo veto total ao PL, por conta de “existência de flagrante de inconstitucionalidade e ofensa ao postulado da separação de poderes”.

Ainda segundo parecer da PGM, o PL possui vício de iniciativa e causaria interferência no equilíbrio econômico-financeiro do sistema de transporte público, além de criar nova atribuição para a Superintendência Municipal de Transporte Público (SMTT).

Ainda segundo o parecer da PGM, caso as empresas de ônibus sejam obrigadas a instalar internet móvel wi-fi nos coletivos, para que seja mantido o equilíbrio econômico-financeiro, os empresários teriam que aumentar a tarifa de ônibus, o que causaria prejuízo para a população.

Sair da versão mobile