Praias de Alagoas apresentam 14 pontos impróprios para banho

As praias de Alagoas apresentaram quatorze pontos impróprios para banho. Essa é a avaliação do relatório de balneabilidade emitido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), que coletou amostras em mais de sessenta áreas nos litorais Sul e Norte e em Maceió.

Na região Norte, por exemplo, os técnicos do órgão detectaram trechos impróprios em Paripueira e Maragogi, segundo ponto turístico mais visitado de Alagoas. Já na região Sul, há contaminação em Piaçabuçu, Jequiá da Praia (Praia de Duas Barras) e Barra de São Miguel (Rio Niquim).

Em Maceió, segundo análise do IMA, seis das vinte áreas visitadas não seguem as normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Esses pontos foram encontrados na Praia da Avenida, Cruz das Almas e na foz do Rio Pratagy, na AL-101 Norte.

“As praias são consideradas impróprias, quando não obedecem ao critério anterior ou quando apresentam na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL”, diz trecho do relatório do IMA.

O relatório alerta ainda “que seja evitada, no caso de praias influenciadas pela presença de cursos d’água supostamente contaminados por esgotos, sua utilização nas 24 horas subsequentes à ocorrência de chuvas, visto que, durante este período é maior a probabilidade de contaminação por matéria de origem fecal e, consequentemente, o risco de se contrair doenças infecciosas”.

Sair da versão mobile