A eleição da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca está marcada para o dia 27 desse mês, a antecipação da votação que ocorre normalmente em março, provocou dúvidas à oposição da casa.
Ainda ontem havia sido noticiado em um site, que os associados e membros da atual diretoria haviam se desentendido ao discutir o assunto na sede.
O problema estaria na antecipação das eleições, situação que nunca ocorreu na história da entidade. Segundo Netinho Cavalcante, que representa o grupo da Coesão, e também é presidente do bairro Baixão, não houve nenhum esclarecimento sequer para justificar a data estabelecida.
“Eu fiz um questionamento na assembleia e perguntei qual era o motivo plausível para se adiantar as eleições, e não foi dada uma justificativa. Diante disso estão se colocando algumas candidaturas e surgindo grupos”, explicou alegando que apesar disso, votou favorável a antecipação.
A votação teria ocorrido entre os presidentes, que decidiram a questão antes de recrutar uma comissão eleitoral, que irá iniciar os trabalhos na próxima sexta (16).
O candidato a reeleição que busca conquistar o 3° mandato, Brás Farias, conversou com a reportagem por telefone. De acordo com ele, a eleição segue na “maior harmonia” e desmentiu que tenha ocorrido um bate-boca.
“Tudo dentro do que diz o estatuto, a lei. Antecipar pode, normal, e a gente fez tudo como manda as regras, com assessoria jurídica, está tudo sob controle”, garantiu.
Ele contou que a comissão eleitoral é independente e que não possui relação com nenhum candidato. A comissão segundo ele, teria sido escolhida pelos presidentes das associações através de uma votação.
No entanto, a votação da antecipação teria ocorrido, antes de estabelecer uma comissão eleitoral que irá iniciar os trabalhos na próxima sexta (16).
Segundo a comissão eleitoral, num total de 103 associações, estão aptos a votar apenas 27 presidentes, no entanto como há a possibilidade de que a comissão ofereça um prazo para ajuste de documentação, o número de votantes pode aumentar.
Um integrante da comissão chegou a confirmar que houve discussões a cerca da antecipação. Questionados pelos integrantes, os presidentes alegaram que o motivo da antecipação, seria o afastamento de um secretário.
Até o dia da votação, o que se sabe é que a eleição promete ser uma das mais movimentadas da história da instituição, já que vários setores da sociedade civil estão empenhados em debater as pautas com os candidatos.