Duas X Nada = Nada

Não é novidade para ninguém que a prefeitura de Maceió vem fazendo um terrível trabalho à frente da cidade. Mas parece que agora quem também está percebendo isso é o próprio prefeito Rui Palmeira. Ele anunciou no início da semana, que por problemas financeiros reduzirá o número de secretarias. A Secretaria municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente e a Secretaria de Governo foram as escolhidas.

CRÍTICAS

Parece que o jovem deputado estadual Yvan Beltrão tem sido bem resistente ao se entender o governador Renan Filho. Ele tem feito muitas críticas ao Palácio República dos Palmares. No entanto, já era de se esperar. A família Beltrão foi um dos alvos dos expurgos de janeiro, promovidos pelo governador, perdendo, entre outros postos, uma direção da Casal que o clã mantinha há vinte anos, pelo menos.

SAÚDE

A crise na área de saúde do Estado já pode ser vista pelo novo secretário de saúde, Alexandre Ayres. Ele já conseguiu sentir nas costas o peso do pepino que tomou a frente, e por isso parece estar enclausurado em seus aposentos. Entre desabastecimentos e o pagamento da dívida da secretaria para com essas unidades, Ayres sabe que não será fácil solucionar os problemas.

TOGA

O senador Rodrigo Cunha foi um dos 27 parlamentares que assinou o pedido da chamada CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da “Lava Toga”. A CPI é para investigar a conduta de ministros de cortes Superiores e “abrir a caixa-preta” do Poder Judiciário. O pedido deve ser protocolado na segunda-feira, 18.

QUEDA

Ronaldo Lessa nas mãos dos Calheiros: Abdicou de uma candidatura promissora ao Senado Federal e entrou para o exército dos Calheiros. Ronaldo Lessa, ex-governador de Alagoas agora é secretário de Agricultura e soldado de Renan Filho, perdendo sua identidade política de oposição e de independência. Agora esperamos até que ele aborreça o governador e seja deixado de lado.

EMBATE

Governo de Renan Filho contra Bolsonaro: Um grupo de governadores do Nordeste divulgaram nesta sexta-feira, 15, um “manifesto” contra propostas do governo Bolsonaro. O grupo, por exemplo, ataca pontos da reforma da Previdência, embora considere o debate “necessário”, e defende o controle de armas. Entre as assinaturas de gestores dos estado de Sergipe, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte está o registro do vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa.

PASSO TORTO

Justiça tarda, mas não falha: Depois de muito nadar, a prefeita de Passo de Camaragibe, Vânia Câmara, acabou morrendo na praia. O STJ recusou o último recurso da prefeita acusada de fraude nas licitações do município. Agora, além de perder seus direitos políticos por três anos ela deve fazer pagamento de multa civil no valor equivalente a 30 vezes o valor do último salário recebido pelo município de Passo de Camaragibe. Quem agora deve assumir o cargo é o vice-prefeito Ricardo Leocadio Teixeira Nogueira (PSC).

SEINFRA

De olho na prefeitura: Apesar de ter sofrido derrota no Senado, Maurício Quintella ao assumir secretaria fez uma jogada tática interessante. À frente da Secretaria de Infraestrutura, ele se porta e ganha visibilidade suficiente para sua candidatura a prefeito de Maceió. Apesar das suspeitas, Quintella nega as pretensões.

LAVA JATO

 Ainda respondendo a 11 inquéritos no Supremo Tribunal Federal, o senador Renan Calheiros continua sendo assombrado pela Lava Jato. Apesar de negar todo o envolvimento, seu nome foi citado em uma denúncia de Carlos Alexandre Souza Rocha, mais conhecido como o Ceará que, em delação premiada, disse que entregou R$ 500 mil em propina ao senador Renan Calheiros para que ele sepultasse no Senado a instalação de uma CPI da Petrobras.

ACIDENTES

O deputado estadual Marcelo Beltrão solicitou na última quinta-feira, 14, a realização de Programa de Governo para reduzir acidentes nas rodovias estaduais. De acordo com o deputado, a indicação foi proposta para que o Estado possa identificar estes pontos e, por meio de um Programa de Governo, sinalizar, minimizar ou até eliminar estes trechos, promovendo mais segurança para os condutores e redução de acidentes.

Botão Voltar ao topo