Enquanto diversas prefeituras de Alagoas são alvos do Ministério Público do Estado (MPE), parece que existe um acordo de paz entre o órgão fiscalizador e o Executivo de Maceió. Para prefeitos do interior tem mandados de busca e apreensão e de prisão.
Para a Prefeitura de Maceió apenas recomendações e solicitações, que muitas vezes, são ignoradas por Rui Palmeira. As eleições estão chegando e a possibilidade do procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, disputar a cadeira do Executivo pode endurecer o tratamento contra o gestor tucano.
Claro que Mendonça terá que se afastar para fazer campanha, mas suas ligações no MPE-AL serão fortes. Ex-funcionário de Renan Filho, o procurador-geral é um forte nome para vencer o pleito. Caso tenha apoio dos Calheiros, a vitória deve ser garantida.
Mas até lá há muito tempo para o MPE fazer uma boa investigação na Máfia das Multas, no desmatamento concedido pela Prefeitura e os empréstimos absurdos feitos por Palmeira. Primeiro, a população. Depois é a política.