Na manhã desta sexta-feira (12), aconteceu no auditório do Centro Universitário Tiradentes (UNIT), a I Conferência das Grotas de Maceió (CONGROTAM), para tratar de vários temas relacionados ao saneamento básico e situação de risco das encostas.
O presidente do PSL Alagoas, Fávio Moreno, esteve presente e propôs melhorias para os 250 mil moradores das grotas de Maceió.
Em seu pronunciamento, Flávio Moreno comprometeu-se a levar as demandas da primeira CONGROTAM junto ao Governo Federal e soluções para o saneamento básico e abastecimento de água potável, habitação vertical para moradores e a solução para inibir os deslizamentos em encostas, a manta em gel.
Para Flávio Moreno existe tecnologia, inclusive em Maceió, para solicitar os problemas da grota além da falta vontade política.
“A UNIT tem um projeto piloto para o tratamento de esgoto e para levar água potável aos moradores, o qual podemos levar às comunidades, resolvendo essa grande carência. Em Recife, existe o projeto da Manta em Gel para evitar deslizamentos. Em SP e até aqui em Maceió, já se desenvolveu moradias verticais”, disse Flávio.
Também estiveram presentes na conferência diversas lideranças comunitárias das grotas da capital, empresário, moradores, Neri Almeida, Secretária Municipal da Infraestrutura e Kenny Wilson, Secretário da Infraestrutura e Obras de São Miguel dos Milagres e o deputado federal Marx Beltrão.
Para o deputado Marx Beltrão, a questão do saneamento básico é vital para a qualidade de vida das pessoas, especialmente nas comunidades mais carentes. Já Flávio Moreno, afirmou que saneamento básico tem de ser tema nacional, com empenho de todos. Ambos pretendem levar o problema e possíveis soluções da primeira CONGROTAM para os ministérios responsáveis.