CRÍTICA: Deputado condena medida de Bolsonaro de retirar estímulo ao turismo LGBT de Plano Nacional

O deputado federal Marx Beltrão (PSD) através das suas redes sociais, condenou a medida do governo do presidente Bolsonaro de retirar o item que tratava do estímulo ao turismo LGBT do Plano Nacional do Turismo (PNT) 2018-2022. O Plano foi elaborado durante o período em que Beltrão esteve no comando do Ministério do Turismo (MTUR).

“Agora, um ano depois, o governo republicou o plano na íntegra e cortou só a parte que trata do turismo LGBT. Este segmento representa 10% dos viajantes do mundo e movimenta 15% do faturamento do turismo mundial. Olha o tamanho desse público cortado do planejamento da política pública”, criticou Marx nesta segunda-feira (20).

O Plano Nacional de Turismo 2018-2022 é o instrumento que estabelece diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Turismo. O objetivo principal desse documento é ordenar as ações do setor público, orientando o esforço do Estado e a utilização dos recursos públicos para o desenvolvimento do turismo. Na semana passada o presidente Bolsonaro publicou decreto com a íntegra do Plano, excluindo contudo o item que aborda o turismo LGBT.

“Olha, se o governo seguir estimulando essa revanche sem sentido contra grupos específicos não vamos avançar. Antes de entregar o cargo de ministro, lancei o Plano Nacional do Turismo, um documento extenso, que traz um conjunto de estratégias e medidas para o setor crescer nos próximos 5 anos. Tudo feito com critério, estudos, pesquisas e apoio do Conselho Nacional”, prosseguiu o parlamentar.

O PNT foi elaborado de forma coletiva, com o apoio das áreas técnicas do Ministério do Turismo, Embratur e agentes públicos e privados, por meio da Câmara Temática do Plano Nacional de Turismo, constituída dentro do Conselho Nacional de Turismo. Esse documento espelha os anseios do setor e do cidadão que consome turismo. Neste contexto, o conjunto de medidas propostas neste documento contribui para consolidar o turismo como um eixo estratégico efetivo de desenvolvimento econômico do país. (Com assessoria)

Botão Voltar ao topo