- Continuar insistindo na ativação do WhatsApp por SMS. Se os criminosos abandonarem sua conta (e é possível que isso ocorra, já que ela não terá qualquer utilidade para eles se os seus contatos não caírem no golpe financeiro), você poderá reativar a conta sem digitar o PIN. O WhatsApp deve informar para você durante a ativação quantos dias faltam para o PIN ser cancelado.
- Manter contato com o suporte do WhatsApp pelo e-mail mencionado. Este blog até o momento não recebeu nenhum relato de alguém que tenha recuperado sua conta por esta via. Porém, a orientação do próprio WhatsApp nesses casos é procurar o canal de suporte.
- Obter outro número de telefone.
Chantagem em Bitcoin
Mas atenção: se você ainda utiliza a senha informada no e-mail, você deve alterá-la imediatamente em todos os serviços. Se você deixou essa senha em algum serviço essencial (como e-mail ou armazenamento em nuvem), existe uma grande chance de que hackers tiveram acesso aos seus dados.
É improvável que os hackers tenham examinado todos os arquivos para descobrir se alguém armazenou vídeos íntimos de si mesmo, e é por isso que a ameaça é provavelmente falsa, mesmo que seus dados em nuvem e e-mail tenham sido expostos.
O pacotão da coluna Segurança Digital vai ficando por aqui. Não se esqueça de deixar sua dúvida na área de comentários, logo abaixo, ou enviar um e-mail para [email protected]. Você também pode seguir a coluna no Twitter em @g1seguranca. Até a próxima!