O advogado José Lages Júnior saiu de Alagoas para dar voos mais altos. Claro que com o dinheiro público. Após passar pela Junta Comercial de Alagoas (Juceal) e pela Prefeitura de Maceió, Lages Júnior foi nomeado diretor da EMGEA, empresa pública federal não financeira, constituída sob a forma de sociedade anônima de capital fechado, vinculada ao Ministério da Economia, com capital social totalmente integralizado pela União.
A gestão do alagoano até o dia 11 de maio de 2020. Como comemoração, Júnior fez uma postagem no Instagram. “Hoje inicio como diretor da EMGEA aqui em Brasília. Muito feliz por essa conquista profissional”, destacou.
Mas a comemoração foi além. Recém-empossado, o alagoano foi festejar mais esse emprego em cargo público na Europa. Em vez de começar a trabalhar, ele e a companheira foram passear na Suíça, Alemanha e França, tudo registrado nas redes sociais. Entre um clique e outro, até um prato de escargot foi parar no Instagram.
Comida refinada e hotéis de luxo, tudo o que um bon vivant gosta de apreciar. Em Maceió, Lages Júnior foi secretário de Governança de Rui Palmeira. Segundo ele, estar ao lado do gestor tucano, foi “um tempo de muito aprendizado e realizações para a capital alagoana”.
Circula nos bastidores da política alagoana que tudo não passou de carta marcada. O Decreto Número 9.794, de 14 de maio de 2019, de Jair Bolsonaro, “dispõe sobre as nomeações, as exonerações, as designações e as dispensas para cargos efetivos, cargos em comissão e funções de confiança de competência originária do Presidente da República institui o Sistema Integrado de Nomeações e Consultas”.
O texto informa que os poderes do presidente para nomeação e designação “incluem as competências para exoneração e dispensa”. No Artigo 6°, porém, o decreto delega poder aos ministros para “nomeações para provimento de cargos efetivos em decorrência de habilitação em concurso público; e nomeação para provimento de cargos em comissão e designação para ocupação de funções de confiança”.
O decreto saiu no dia 14 de maio e Lages Júnior saiu da Prefeitura de Maceió dia 15. E a posse EMGEA aconteceu cinco dias depois. Para comemorar, Europa.