O político conservador Boris Johnson, ex-ministro das Relações Exteriores do Reino Unido e ex-prefeito de Londres, foi eleito o 77º premiê britânico nesta terça-feira (23), após as primárias dentro do Partido Conservador. As informações são do jornal britânico The Guardian.
Johnson era o favorito à frente do atual chanceler britânico, Jeremy Hunt, e já havia vencido cinco das seis etapas do processo de escolha. Ele ganhou com 66% dos votos.
O novo primeiro-ministro, que toma posse na quarta-feira (24), assume em um cenário de crise política no país por causa do Brexit — processo de separação do Reino Unido da União Europeia. Johnson prometeu buscar um novo acordo com o bloco europeu ou liderar o processo para que seu país saia sem pacto nenhum no próximo mês de outubro.
Nesta segunda-feira (22), o secretário de Estado do Reino Unido para a Europa e as Américas, Alan Duncan, renunciou diante da possibilidade de vitória de Johnson. Em sua carta de renúncia à ex-chefe de governo e líder conservadora, Theresa May, Duncan, explicou que decidiu renunciar “em antecipação a uma mudança”.
A atual Ministra de Estado para Habilidades e Aprendizagem, Anne Milton, anunciou sua renúncia nesta terça-feira (23).
Dois ministros que podem seguir os passos de Duncan e Anne e renunciar antes de serem substituídos são o da Economia, Philip Hammond, e o da Justiça, David Gauke, também contrários a um “Brexit duro”.