Em tempos de Fake News, quem tem a veracidade é rei! Fazendo aí uma analogia, é preciso se certificar de que o influenciador digital promove conteúdos autênticos, que são criados com seriedade e fazem conexão com sua audiência.
O que é conteúdo autêntico
O marketing de influência em 2019 já se consolidou como uma das principais frentes de trabalho de campanhas para as marcas.
Isso porque o trabalho com o influenciador não é só uma propaganda de produto ou divulgação de marca, mas sim uma experiência junto aos seus seguidores.
Por exemplo, em vez de falar: “esse é o shampoo, da marca x, clique na bio para comprar”, o conteúdo genuíno costuma expressar o resultado e o uso do cosmético no dia a dia, como pessoas normais.
Por isso, é importante que a relação entre o influenciador certo para determinadas marcas, faça conexão real com a campanha de marca.
Ao publicar a experiência com o produto, a mensagem se transforma em uma indicação como a de um amigo, transformando na famosa propaganda boca a boca.
O influenciador digital que adota um discurso e defende uma ideologia, precisa se relacionar com marcas condizentes ou manter publicações coerentes.
Exemplo de um caso real: uma influenciadora digital fez relacionamento com uma marca de creme depilatório. Porém, meses antes, ela havia feito depilação a laser. Logo, não teria pelos para depilar com o creme.
Isso é um caso de falta de autenticidade, já que indicava o uso de um produto sem poder avaliá-lo de verdade.
Conteúdo autoral
O princípio de conteúdo autêntico é aquele que tem produção própria, que trabalha em cima do discurso que adota e expõe para o seu público. Esse tipo de conteúdo criado pelo influenciador digital deve imprimir o seu olhar sobre determinada categoria.
Ao eleger o tema que será o central, é preciso se especializar no assunto, ter propriedade para criar publicações e tratar de pontos de vista diferenciados, não falar mais do mesmo ou repetir discursos alheios.
Os criadores de conteúdos digitais que adotam posturas ativistas são um nicho que precisam trabalhar bem a autenticidade.
Egnalda Côrtes, agente e assessora de influenciadores disse, no evento da Youpix, que para identificar perfis verdadeiros voltados às causas de LGBT, Negros, Meio Ambiente, entre outros, são aqueles que postam em menor escala, porque o conteúdo deve ser bem explorado, estudado, trazer referências e pontos de vistas ainda não discutidos. E isso demanda tempo e produção.
São com essas medidas que se cria o conteúdo autêntico e de forma orgânica é trabalhado o marketing de influência em que se busca compartilhar para uma audiência produtos que fazem parte do universo de uma ideologia, estilo de vida ou prestação de serviço.
E dessa forma cria sinergia entre seguidores e influenciadores digitais.
Influência nas redes sociais
A originalidade do conteúdo impacta as pessoas e gera a propagação de uma ideia por meio de compartilhamentos, marcações de perfis nos comentários da publicação e viralização. É nisso que o conteúdo autêntico consegue se destacar, por exemplo.
Com esse poder de propagação é de extrema importância se certificar que o conteúdo é verdadeiro. Fotos ou discursos falsos vão gerar impactos e conversas que prejudicarão a marca ou negócio.
Como foi o caso da pesquisadora Joana D’Arc Felix. A falta de veracidade em detalhes importantes do discurso dela poderia arruinar uma campanha de marca e até mesmo manchar a imagem de uma empresa.
Toda campanha de marketing digital tem um objetivo. Em sua maioria é pelo awareness da marca ou conversão em vendas. Ter como embaixador um influenciador digital com discurso duvidoso é comprometer até mesmo a integridade de imagem da empresa.
Isso compreende a saúde semântica do influenciador, ou seja, é o histórico do perfil. É preciso investigar se o influenciador é envolvido em casos polêmicos, como se posicionou com discursos ideológicos e se cria piadas sobre assuntos sérios que possam gerar ruídos para a empresa.
Contra dados e fatos, não há defesa.
Qualidade de conteúdo
O engajamento é o índice em que agrupa o número de interações. Já se passou o tempo que o número de curtidas é o suficiente para decretar o sucesso de uma publicação.
No marketing de influência há objetivos além de métricas imediatas. Pondera-se a conversão que o influenciador digital proporcionou para a marca, seja em converter no aumento de vendas, seja no fortalecimento da marca.
Uma universidade, ao se relacionar com criadores digitais, pode buscar o reconhecimento da qualidade de ensino.
Tendo essas estratégias, é imprescindível a qualidade de texto. O storytelling da publicação, que também englobará a produção e qualidade de foto, é uma estratégia que alavancará os resultados.
Storytelling é a construção de um discurso para contar uma história. Como seres humanos criam empatia em conhecer histórias, o discurso bem estruturado aproxima e entretém o público.
Para alcançar um conteúdo de qualidade é preciso seguir alguns passos. Veja a seguir quais são eles.
1. Ser você mesmo
Tanto para influenciadores digitais quanto para as marcas é importante criar o conteúdo, sem se apropriar de argumentos ou reflexões que já estão publicados em outras páginas da internet, que é o velho conhecido plágio.
O conteúdo autêntico é de propriedade intelectual. Aquele que consegue expor seu ponto de vista ou fato que é desconhecido para a massa terá um ponto para garantia de sucesso.
Uma empresa que se posiciona e consegue exprimir sua missão por meio do conteúdo, será muito bem-vista por seus consumidores e terá seus valores reconhecidos.
2. Persona
Para quem você está escrevendo? Um dos passos essenciais no marketing de conteúdo é reconhecer com qual público você quer se comunicar.
Assim, você focará em assuntos e linguagem que atende a esse grupo específico pessoas. Com isso é criado sua persona.
Esse conceito é a forma que a pessoa e/ou marca deseja ser visto pelo seu público, gerando identificação entre o discurso e o receptor.
Tendo essa estratégia, é natural que o número de seguidores cresça na rede social ou tráfego para sites.
3. Objetivo de conteúdo
Qual é o objetivo de cada publicação? É necessário fazer planejamento e ter um objetivo central para manter alinhado com a persona que se quer comunicar.
Trazer inovações dentro do assunto torna o conteúdo relevante para a leitura. Você pode apostar também em vídeos que prendem a atenção do expectador.
4. Conhecer a plataforma
Texto para o Instagram é um formato, para Linkedin é outro, texto para o Youtube é como uma chamada. Cada plataforma tem seus critérios e tipo de público. É importante escolher e se aprofundar em questões técnicas do canal.
Cada plataforma de rede digital tem suas particularidades, como algoritmos de relevância. Consequentemente, é imprescindível priorizar uma e adequar seu conteúdo. Algumas como blogs, requerem palavras-chaves e é importante entender como aumentar sua audiência de forma orgânica.
Conteúdos impulsionados (patrocinados na plataforma) trazem resultados a curto prazo, porém não se mantém se não houver trabalhos realizados com eficiência para manter seguidores, número de visualizações, curtidas e crescimento de base.
5. Engajamento
Estar conectado ao seu público é uma receita de sucesso. Criar publicações que instigam a conversa eleva a qualidade e autenticidade da postagem. Responder as perguntas, criar discussões saudáveis traz relevância para o perfil.
E quando falamos de comentários não são emojis ou adjetivos genéricos (linda, maravilhoso), são aqueles que propõe argumentos, que interagem com o conteúdo.
6. Frequência de postagem
A rotina de publicações é um importante fator para criar um perfil autêntico e relevante. No caso do Youtube, é importante a escolha de um dia da semana e um período para novos vídeos.
É como na TV. Existe o dia e hora certa para o programa ser exibido. O público já aguarda para esse dia o novo conteúdo. Esse sistema é seguido pelos profissionais das redes sociais.
E em paralelo você pode fazer o crossmedia, uma espécie de propaganda chamando para assistir ao conteúdo novo.
Crossmedia é quando você compartilha em seus perfis e em diversas plataformas das redes sociais uma mesma mensagem, um direcionado para o outro.
Autenticidade da vida real
O inspirado ou baseado em fatos sempre chamam mais atenção e categorizam uma publicação autêntica. É importante a marca ou influenciador trabalhar com aquilo que é tangível a outras pessoas.
A maternidade é um assunto que ainda se romantiza e traz o lado doce de ser mãe, contudo, algumas influenciadoras digitais já deixaram de mostrar só os louros da maternidade e abordam as dificuldades e desafios que ser mãe.
Aquele empreendedor que fala sobre negócios e como se efetivar ações fosse algo mais rápido e fácil, sem demonstrar os percalços do dia a dia, facilmente é questionado.
Um bom exemplo de sucesso da vida real foi quando a youtuber Jout Jout fez um vídeo em seu canal falando sobre a obra infantil “A parte que me falta” e se emocionou ao refletir em sua vida. O vídeo marcou 5,8 milhões de visualizações. O livro ficou entre os mais vendidos da Amazon.
O conteúdo digital não pode ser separado da vida real, das conexões humanas ou distanciar, por meio da tela, o público. Pelo contrário, a comunicação tecnológica veio para criar identificação.
Portanto, é um trabalho que deve ser realizado com estratégia para alcançar objetivos, dos quais podem ser financeiros, mas sem a autenticidade da informação, a credibilidade duvidosa pode criar ruídos irreversíveis para empresa.
O planejamento do canal de comunicação é o passo inicial para o sucesso. Seguir os pontos fará a costura de ações que resultem em uma comunicação alinhada entre o produtor do conteúdo e o público trazendo eficácia nos resultados.