Link para o Whatsapp: como criar e alavancar as vendas

O WhatsApp é um dos melhores canais de vendas da atualidade. Criar um link direto para o seu perfil é a forma mais rápida, prática e barata de facilitar a vida dos seus possíveis clientes e alavancar as vendas com essa ferramenta. Aprenda como neste artigo.

Não há como negar que a tecnologia afetou a maneira de comprar e, consequentemente, de vender para sempre.

Tudo é dinâmico. Uma busca no Google, um review no Facebook ou uma conversa rápida pelo WhatsApp podem definir uma compra.

É por isso que, além de investir em SEO e em uma boa estratégia para as redes sociais, muitas empresas têm se preocupado também em otimizar o uso de aplicativos de mensagem.

É difícil encontrar alguém que não use o “Whats” no dia a dia, seja para bater papo com os amigos, seja para trocar fotos e memes no grupo da família, seja para conduzir negócios importantes no trabalho.

E, como gostamos de automatizar tudo que usamos com frequência, hoje você vai aprender a criar um link para o seu WhatsApp.

Assim, nenhum possível cliente ou parceiro de negócios vai precisar adicionar seu contato antes de mandar uma mensagem. Está pronto para a ação? Então vamos lá!

O que é o link para WhatsApp?

A prática mais comum entre as empresas e profissionais que usam o WhatsApp como ferramenta de atendimento é disponibilizar o número e convidar os interessados a entrar em contato.

O problema disso é que qualquer pessoa que queira falar com você precisará adicionar o seu número nos contatos, e só então mandar a mensagem.

Não é nada de outro mundo, é verdade, mas e se existisse uma forma de diminuir o trabalho e deixasse a vida do seu possível cliente mais fácil? Pois existe, e é o link direto para WhatsApp.

Com ele, a pessoa só precisa clicar no link, e abrirá uma conversa com você. Fácil, prático e sem compromisso.

Por que vale a pena criar um link para o seu WhatsApp?

Existem várias boas razões para criar um link para o seu perfil do WhatsApp e compartilhá-lo em seus canais digitais.

Os motivos abaixo são mais do que suficientes para convencer você de que essa é uma boa tática e que vale a pena aplicar.

É rápido e fácil de criar

Quando chegarmos no passo a passo para criar o link você vai ver o quanto o processo é simples.

Então, se estiver pensando em não criar o link por achar que vai precisar fazer muito esforço, saber muito de tecnologia ou gastar muito dinheiro, você não precisa se preocupar.

Explora um canal muito usado pela maioria dos seus clientes

Não importa qual é seu ramo de atuação nem o tamanho da sua empresa, é bem provável que os seus clientes em potencial usem o WhatsApp diariamente, inclusive para fazer compras.

Ao criar o link, você só vai facilitar a vida deles, pois se trata de uma ferramenta com a qual já estão acostumados.

Encurta o processo de venda

Qualquer ação que remova o trabalho entre o interesse de uma pessoa e sua decisão final de compra é bem-vinda.

O link tira a necessidade de uma pessoa precisar adicionar você como contato para tirar uma dúvida ou pedir um orçamento.

Com isso, mais pessoas vão acessar o link e iniciar conversas que podem resultar em reuniões, negociações e novas vendas. 

Pode ser aplicado em vários canais

Depois de criado, o link pode ser colocado no lugar que você quiser. Quanto mais opções, mais chances de alavancar suas vendas por esse canal.

E se você estiver sem ideias, é só continuar lendo: abaixo temos uma lista com 6 lugares onde você pode aplicar o link depois de criá-lo.

Como criar um link para o WhatsApp?

Há duas maneiras de criar um link para WhatsApp. Vamos ver agora quais são elas e como cada uma funciona.

O mais importante, porém, é que as duas opções são muito fáceis, rápidas e, ainda melhor, gratuitas.

Link manual

A primeira maneira é criando o link manualmente. Nesse caso, você vai precisar criar 2 links diferentes, um para ser exibido aos usuários de dispositivos móveis e um para quem usa o WhatsApp Web, no computador.

Para aparelhos móveis é o seguinte:

  1. Copie o link http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=SeuNumero;
  2. Troque a parte onde está “SeuNumero” pelo seu número do WhatsApp, incluindo o código do país e o DDD.

Para quem usa no navegador é só trocar “api” por “web” no código, que fica “http://web.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=SeuNumero”.

Quer um exemplo de como fica? Vamos supor que seu número seja 9999–9999 e que a sua empresa esteja na cidade de Maceió-AL, onde o DDD é 82.

O código de ligação do Brasil é 55. Com tudo isso, o seu link seria:

Como tudo hoje é responsivo, fica difícil saber quando usar o link mobile ou o da versão web. Por isso, a minha recomendação é usar o método a seguir, com um gerador de link.

Site gerador de link

Já que é para facilitar, então vamos fazer isso de forma completa. Esqueça tudo que você acabou de ler acima se quer usar um gerador de link, porque é só acessar um site e colocar seu número de telefone.

Um bom gerador de links é o WhatsApp Link Generator, que detecta automaticamente em que dispositivo o usuário está e o redireciona para a versão correta do link.

Por fim, é possível também personalizar seus links de duas formas bem legais. A primeira é por colocar uma mensagem pronta, que os interessados podem enviar como padrão.

A segunda é ainda melhor, já que dá para encurtar o link e facilitar na hora de colocá-lo nas redes sociais ou no seu site.

Onde colocar o link para o WhatsApp e impulsionar as vendas?

Link pronto, customizações feitas. E agora, onde colocar os links para esperar aquela chuva de contatos e alavancar de vez as vendas? De certa forma, dá para dizer que o céu é o limite.

Afinal, você pode colocar um link em praticamente qualquer parte de qualquer canal digital. Veja algumas opções abaixo que podem ajudar a impulsionar seu negócio.

Páginas de E-commerce

Se você tem um e-commerce, pode colocar um link direto para o WhatsApp logo na página inicial, junto com uma opção de chat online integrado.

Também pode colocar o link numa página de produto, para que os clientes possam tirar dúvidas específicas logo antes de uma compra e impedir que eles abandonem o carrinho sem voltar mais.

Páginas nas redes sociais

A sua fanpage do Facebook, sua bio no Instagram e no Twitter e até sua company page no LinkedIn podem se beneficiar muito de contar com links diretos para o WhatsApp.

É verdade que todas elas têm sistemas próprios de mensagens, mas muitos clientes preferem o WhatsApp a todos eles.

Vídeos do YouTube

Se você tem um canal de vídeos no YouTube também pode aproveitar o espaço para colocar um link direto em vídeos estratégicos, e até um fixo na área de contato do perfil.

Esses links podem ser colocados tanto na descrição quanto em cards dos vídeos, junto com chamadas à ação. 

Apresentações de slides

Até apresentações de slides, como as que você talvez compartilhe com a sua audiência no Slideshare, oferecem boas oportunidades de colocar um link direto para conversar com alguém da empresa.

Nesse tipo de conteúdo, vale a pena colocar um link no fim da apresentação. Afinal, se a pessoa chegou até ali, é possível que tenha gostado do que viu e queira saber mais.

Materiais ricos

Materiais ricos, como e-books e webinars seguem a mesma linha dos blog posts e apresentações de slides. Oferecem a chance de abrir um canal direto de comunicação a partir de conteúdos que geram alto valor e prendem a atenção da persona.

Não desperdice a oportunidade de colocar links bem posicionados nesse tipo de produção, pois eles podem dar o que a persona precisa para avançar na jornada de compra.

É muito fácil criar um link para o WhatsApp, e você tem ótimos motivos para fazer isso o quanto antes. Essa ação simples pode ser a alavanca que o seu negócio precisa para crescer e vender mais. Por fim, basta ser criativo e espalhar o link no máximo de canais que puder.

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