Um número limitado de clientes que se registraram no site da Apple já podem pedir o seu Apple Card via aplicativo Wallet. A novidade não demorou para aparecer: apenas 1 semana depois de o CEO Tim Cook anunciar a boa nova durante a apresentação do balanço financeiro do último período fiscal (o lançamento do iOS 12.4, na última semana de julho, garantiu o suporte ao novo cartão).
O cartão estará disponível para quem quiser no fim de agosto, nas versões digital e física — é preciso que as lojas tenham suporte para o aplicativo de pagamentos da empresa, o Apple Pay —, mas somente nos Estados Unidos, pelo menos por enquanto. Não há previsão de chegada no Brasil.
Além de servir para pagamentos e compras, o novo cartão oferece informações úteis sobre os hábitos de consumo do usuário através de um mecanismo inteligente que gera uma espécie de mapa de calor de suas categorias de gastos. A cor do cartão muda na tela do iPhone e se mistura de acordo com o que é comprado. Por exemplo, gastar muito em restaurantes torna o cartão laranja, enquanto consumir entretenimento faz com que ele fique entre laranja e rosa.
O Apple Card não cobrará anuidade nem tarifas para atrasos de pagamento ou por limite ultrapassado, somente se o valor pago for menor do que o total da fatura. A empresa já anunciou que não coletará dados sobre onde nem o que foi comprado ou quanto foi gasto.
Como funcionará
O novo cartão foi criado em parceria com o banco estadunidense Goldman Sachs e a MasterCard. Os usuários terão um retorno financeiro de 3% sobre os valores gastos na Apple Store, 2% para compras que usem o aplicativo de pagamento da empresa e 1% no restante das transações. Os valores que voltarem para o consumidor via esse sistema, chamado de “Daily Cash”, estarão disponíveis na carteira digital do smartphone e poderão ser usados em pagamentos futuros ou como dinheiro via transferência bancária.