A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), confirmou neste sábado (11), o primeiro caso de Sarampo em Alagoas, após 19 anos.
De acordo com as informações, um homem residente em Arapiraca, viajou para Salvador e voltou já apresentando alguns sintomas. Ele tem 27 anos e não se sabe se tomou a vacina contra a doença.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que desde o ano 2000 não havia registro da doença no Estado. Com base na confirmação, o órgão tomou uma série de medidas de controle da doença, entre elas, “a realização de bloqueio em até 72 horas, com vacinação de todos os contatos do caso suspeito” e “vacinação de grupos de risco, tais como profissionais da saúde, do ramo do turismo, setor hoteleiro e de transporte”.
A doença é considerada altamente contagiosa. Pode ser transmitida pela respiração, tosse ou espirro da pessoa contaminada.
Vacina
Pessoas com até 29 anos podem tomar a versão tríplice viral (que protege ainda contra caxumba e rubéola) nos postos da rede pública de saúde em duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.