ALEITAMENTO MATERNO: Profissionais e gestantes ganham programação especial no encerramento do Agosto Dourado no Hospital Veredas

Até sexta-feira (30), uma série de palestras, orientações e atividades recreativas aconteceram, tudo para reforçar a importância do leite materno no desenvolvimento do recém-nascido.

Abraçando a campanha que incentiva e valoriza ações de apoio à amamentação da Sociedade Brasileira de Pediatria, o Agosto Dourado, profissionais e gestantes ganham uma programação especial até sexta-feira (30) no Hospital Veredas.


O serviço social e o Núcleo de Educação Permanente da Unidade, em parceria com a Sociedade Alagoana de Pediatria (SAP), está realizando uma série de ações comemorativas ao mês do Aleitamento Materno.
A programação teve início na quinta-feira (29), com a palestra: Manejo do Aleitamento Materno, com a Enfa Sérgia Maria do Carmo Matos, e orientações sobre os benefícios da amamentação para puérperas e acompanhantes, na maternidade SUS, lideradas pelo pediatra e presidente da SAP, João Lourival de Souza Júnior.

O encerramento nesta sexta-feira promete ser animado, iniciando às 9h com o Mamaço, organizado pelo Serviço Social e Grupo Bem Nascer, também para puérperas e acompanhantes. Na sequência terá o baby bingo e mais duas atividades surpresas.

 

O Agosto Dourado visa promover uma reflexão aos profissionais da saúde, sobretudo pediatras, sobre o que têm feito para fortalecer o aleitamento e impulsionar a prática, bem como incentivar e orientar gestantes, puérperas e familiares a priorizar a amamentação nos primeiros anos de vida do bebê, uma ação que vale ouro.

Incentivo contínuo
Além do engajamento em campanhas como esta, de cunho nacional, o Hospital Veredas tem aberto alguns espaços extras para promover esta prática. Um deles foi a recente reforma na sala de ordenha, espaço reservado para as mães amamentarem seus filhos na UTI Neonatal e pediátrica.

“É um lugar aconchegante, com poltronas, agora totalmente plotado com imagens que estimulam afetividade, a gente oferece ainda a bomba, para ordenha, e vidrinhos esterilizados para armazenar este leite, que em seguida vai para o lactário, tudo direitinho”, explica a enfermeira do setor, Aneluise Santos.
Outra ação promovida pela Instituição vem do Serviço Social, que agora dispõe de uma profissional exclusiva para a Maternidade SUS, conforme explica a coordenadora do setor, a assistente social Vanda Ribeiro.
“A partir de agora temos uma assistente social exclusiva e que visita diariamente as pacientes da Maternidade SUS, que é a Fernanda. Durante estes momentos com as gestantes e familiares, o seu papel é destacar a importância da amamentação para aquela mãe que já está ali com o bebezinho pronto para mamar. Estamos nos organizando para, quinzenalmente, realizar palestra baseada sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento da criança, não só físico como mental, e temos ainda panfletos com estas orientações, repassados para as puérperas”, explica Vanda.

Sair da versão mobile