PROJETO SOCIAL: Governador entrega equipamentos para a prática do surf em Garça Torta

No Dia das Crianças, a praia de Garça Torta, no Litoral Norte de Maceió, encheu-se ainda mais de alegria. O governador Renan Filho e a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba, fizeram, neste sábado (12), a entrega de equipamentos de surf para crianças, adolescentes e jovens atendidos pelo projeto Locais da Garça.

Foram fornecidas pranchas, leashs (cordinhas), parafina, protetor solar e camisas de proteção UV, que vão contribuir para os treinos e competições, além de elevar o rendimento dos atletas.

“Esse programa social já vinha sendo apoiado pelo Governo do Estado e agora trouxemos mais uma leva de pranchas. Cada menino desse aqui terá a sua e no tamanho certo”, destacou Renan Filho, ao lado da primeira-dama Renata Calheiros e dos filhos, os pequenos João e Davi.

São 25 moradores atendidos pelo projeto, criado há dois anos. O idealizador Carlos Zarelli, o “Carlinhos da Garça”, conta que a iniciativa começou como uma brincadeira, utilizando pranchas usadas e em número insuficiente.

“Eram 10 pranchas para 25 meninos”, recordou. “Equipamento é tudo. Os meninos hoje estão com pranchas de alta qualidade. Isso pra eles é muito importante, porque melhora muito mais o rendimento. Os moleques vão voar”, aposta Carlinhos.

Cláudia Petuba afirmou que uma das metas do Governo do Estado é diversificar as modalidades esportivas, sobretudo valorizando aquelas que dialogam com as potencialidades naturais de Alagoas.

“Estamos apoiando esse projeto social, que já existia, para que a gente possa potencializar esse trabalho voltado principalmente para as crianças vulneráveis social e economicamente. Estamos buscando estreitar a relação do cidadão com a prática esportiva, garantindo o material necessário”, explicou Petuba.

Os atletas exaltaram a qualidade do material fornecido e destacaram a importância dos equipamentos para o bom rendimento.”O equipamento adequado é fundamental para a prática”, observou Maynara Silva.

“Depois que eu ganhei a prancha, evolui muito”, acrescentou Mayla, também atendida pelo projeto.

“O dinheiro que eu compraria uma prancha é o dinheiro que eu posso usar para competir. Uma prancha, sob medida, ajuda muito no nosso desempenho”, acrescentou Marciel Galdino da Silva, 15 anos; começou a surfar aos 11.

Durante a entrega do material, Renan Filho anunciou que o Governo do Estado vai concluir a reforma da Escola Estadual Professor Eduardo Almeida, além de restaurar a quadra poliesportiva da unidade de ensino.”Vamos deixar a escola da Garça bem bonita, dentro das novas tendências” , garantiu Renan Filho, revelando que tem um carinho todo especial pelo bairro, onde morou quando criança.

“Tenho raízes muito fortes aqui. Conheço toda essa beira de praia; conheço cada pedra desse mar pelo nome”, confessou o governador.

Sair da versão mobile