A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) publicou no Diário Oficial, dessa terça-feira (15), uma portaria que proíbe por tempo indeterminado o trânsito de suídeos em todo o estado. A medida foi tomada em virtude da confirmação de um foco de Peste Suína Clássica (PSC) em Traipu, na semana passada.
A medida foi instituída pelo órgão, considerando as diretrizes do Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos (PNSS), após a confirmação de um foco de PSC no interior alagoano. Com o objetivo de evitar a disseminação do vírus e reduzir ao máximo as perdas produtivas e econômicas decorrentes, a Adeal está atuando diariamente na região para combater a doença.
Fica estabelecido que, em Traipu, na área correspondente ao raio de 10 km a partir de propriedade rural com registro de foco da doença, é vedada a entrada ou saída de animais da espécie suídea, independentemente do destino ou finalidade, exceto para abate imediato após aprovação prévia do Serviço Veterinário Oficial (SVO).
Além disso, cargas de suídeos e de seus produtos e subprodutos, quando abordadas dentro do Estado de Alagoas, por servidores da Adeal no exercício da fiscalização, estarão passíveis das medidas de controle sanitário previstas em Lei.
Na mesma publicação, a Adeal suspende em caráter emergencial a Feira de Animais do município de Campo Grande, a fim de complementar as medidas de segurança adotadas para conter o avanço do agente patogênico no estado, até disposição em contrário.
Carlos Mendonça Neto, diretor-presidente da Adeal, explica que o intuito das medidas é proteger Alagoas da disseminação do vírus. Segundo ele, a Agência continua atenta ao surgimento de novos casos e informa que todas as medidas estão sendo tomadas para o controle da doença e consequentes prejuízos econômicos ao setor.
“Pedimos que casos suspeitos sejam imediatamente comunicados aos escritórios da Adeal através das nossas mídias sociais, ou pelo telefone 0800 082 0050”, ressalta o diretor-presidente. (Agência Alagoas)