Ainda não sabemos o que aconteceu. A única certeza é que o problema é nosso. E foi com esse sentimento, que a OAB Alagoas, por meio da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Urbanística, articulou com a Caixa de Assistência dos Advogados e órgãos de proteção ambiental, a campanha ‘Protegendo os protetores’. O objetivo é arrecadar Equipamentos de Proteção Individual e outros materiais para serem utilizados pelos voluntários que estão limpando os impactos do vazamento de óleo em nossas praias. As doações podem ser feitas na OAB Alagoas em Jacarecica e no Centro.
“Estamos vendo nossos paraísos serem tomados pelo óleo. O que chega as praias é só uma pequena porcentagem. O impacto é muito maior. A ameaça a vida marinha é real. Diante desse cenário que nos entristece, vivenciamos uma linda união. Pessoas estão saindo de casa para ajudar a limpar nossas praias. Pessoas que estão encontrando animais oleados e ajudando a salvar. Mas esses heróis não podem ficar expostos ao óleo e por isso contatamos os órgãos de proteção ambiental para saber de que forma poderíamos ajudar nesse mutirão do bem. Ibama, IMA, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Instituto Biota nos passaram listas do que pode ser doado. Nossa campanha tem início com arrecadações na sede da OAB Alagoas, em Jacarecica, e no prédio histórico, no Centro”, explicou o presidente da Seccional Alagoana, Nivaldo Barbosa Jr.
Os materiais podem ser doados nas sedes da OAB Alagoas das 8h às 17h. Todo o material arrecadado será repassado para Ibama, IMA, Semarh e Biota, para que os órgãos façam a distribuição aos voluntários durante as ações.
Confira o que você pode doar:
- Colchões com capas impermeáveis ou colchonetes de academia;
- Toalhas/panos de saco;
- Luvas nitrílicas;
- Macacões Tyvek;
- Máscaras PPF 1, PPF 2 e PFF 3 (com filtro)
- Gazes/estopa;
- Salicilato de bismuto (Peptozil®)
- Sacos Big Bags de 1.000 litros (resistentes);
- Botas
- Pás
- Ciscadores
- Peneiras
- Protetor solar