Nos últimos dias, uma mudança surpreendeu os usuários do WhatsApp: ao abrir o programa de mensagens, as pessoas estão se deparando com uma tela com os dizeres “WhatsApp From Facebook” — que, em português, poderia ser traduzido como “WhatsApp do Facebook”.
Essa tela já vinha sido mostrada nas versões beta do WhatsApp desde agosto, e a implementação dela para todos os usuários faz parte de uma mudança na identidade visual do Facebook, que lançou uma nova logo no mês passado e passará a vincular o nome da empresa aos outros apps que possui. Como podemos ver, o primeiro deles está sendo o WhatsApp, mas logo o mesmo tipo de “tela de entrada” deverá aparecer também no Instagram.
A ideia dessa mudança é esclarecer que o Facebook é dono de todos esses aplicativos, algo que muita gente ainda não tinha conhecimento. De acordo com uma pesquisa feita pelo Pew Research Center com o público dos Estados Unidos, ao perguntar para as pessoas se o Instagram e o WhatsApp faziam parte do Facebook, 22% responderam que “não” e 49% revelaram que não sabiam. E, como podemos ver por alguns tweets, esse desconhecimento não é exclusivo dos EUA.
Para quem ainda tem dúvidas, o WhatsApp pertence ao Facebook desde 2014, quando o aplicativo foi adquirido por US$ 16 bilhões. Já o Instagram faz parte do Facebook desde 2012, e foi comprado por US$ 1 bilhão.