O tempo fechou para o vice-governador Luciano Barbosa (MDB). Já apelidado de “câncer em metástase do governo de Renan Filho, Barbosa trouxe mais um desgosto à Família Calheiros. A Polícia Federal, na quarta-feira, 11, prendeu a filha do vice-governador Lívia de Almeida Barbosa da Silva Margallo, e o genro, Pedro da Silva Margallo, foram alvos da Operação Florence ‘Dama da Lâmpada’.
Ela foi presa em cumprimento de mandado de prisão preventiva, sem prazo fixo de restrição de liberdade. Já Pedro da Silva Margallo tinha em seu desfavor mandado de prisão temporária de cinco dias, podendo ser prorrogado por igual período. A ação policial investiga fraudes, desvios de recursos e corrupção de agentes públicos na prestação de serviços de OPME – Órtese, Prótese e Materiais Especiais – no Estado de Alagoas.
Lívia Barbosa é sócia da LP Ortopedia e, que junto ao marido, começou a prestar serviços para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Segundo Jorge Eduardo Ferreira de Oliveira, delegado da PF, também fazia parte do esquema o Instituto de Ortopedia de Alagoas (Iortal), presidido por Luciene Araújo Silva.
“Chegaram ao ponto de nem mais disfarçarem o caminho da propina”, destacou o delegado, que confirmou o flagrante de transferências do Iortal à conta bancária de Lívia. Atualmente, o Iortal teve sua prestação de serviços interrompidas pelo Executivo estadual. De agosto para cá, o rombo causado pelas fraudes chegou aos R$ 10,1 milhões.
As investigações, que foram iniciadas em maio, apontaram que valores destinados à determinada entidade sem fins lucrativos, ultrapassam os R$ 30 milhões nos últimos três anos. Foi constatada a monopolização dos serviços de OPME em Maceió e Agreste alagoano, celebração de Termo de Colaboração injustificadamente direcionada para entidade comandada por servidor público estadual, pagamentos sem comprovação dos correspondentes serviços prestados, confusão patrimonial entre a entidade sem fins lucrativos e seus dirigentes, transferências injustificadas de recursos financeiros a servidores responsáveis pela avaliação e monitoramento dos serviços prestados constantes do Termo de Colaboração.
Pesquisas realizadas pela CGU demonstraram que os valores repassados à entidade investigada correspondem a mais de 1/3 do montante de recursos do Sistema Único de Saúde – SUS, aplicados no Estado de Alagoas, no exercício de 2018 em procedimentos de OPME – Órteses, próteses e materiais especiais.
EM FAMÍLIA
Luciano Barbosa chora dizendo que filha é inocente
Vice-governador durante a entrevista à rádio diz que confia em sua filha
O vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa (MDB), concedeu entrevista ao radialista Isve Cavalcante, na Rádio 96 FM de Arapiraca, na quinta-feira, 12. Barbosa, explicou que concedeu entrevista à rádio arapiraquense, porque é em Arapiraca encontra palavras e apoios.
Ao comentar sobre a Operação “Florence Dama da Lâmpada”, se emocionou, chorou e ressaltou que sua filha, Lívia Barbosa, presa na ação policial, é inocente.
“Eu não tenho absolutamente do que acusar ninguém. Mas eu tenho a absoluta certeza de que a minha filha é inocente. Não tenho nada que desabone a conduta dela. Eu devo a satisfação ao povo alagoano mas, em particular, ao povo de Arapiraca pela minha história, e pelo calor humano que eu tenho de Arapiraca, por todos os lugares que passo”, relatou.
Barbosa durante a entrevista confirmou que confia em sua filha. ” Tenho a absoluta convicção de que mais na frente, quando isso tudo for apurado e levar às últimas consequências a apuração desses fatos, a gente vai perceber que, infelizmente, se cometeu uma injustiça com uma jovem, trabalhadora, sonhadora… que foi para o Rio de Janeiro tentar a vida, depois voltou para cá [Alagoas] com seu esposo e filhos para junto da família e, depois, ficou numa situação dessa”, desabafou.