Atrair a atenção de clientes para sua empresa nunca foi tão fácil e barato. Talvez você esteja pensando que a gente enlouqueceu, mas não se precipite em nos julgar. Vamos explicar o porquê dessa afirmação.
Segundo a Content Trends 2019, hoje, mais de 90% da sua audiência está na internet e esse é o fato que faz com que suas estratégias de marketing sejam ágeis e baratas para atrair seus potenciais consumidores.
Imagine a seguinte situação: você está andando pela rua voltando do trabalho para casa e de repente vê um aglomerado de gente conversando, rindo e vendo alguma coisa que você não consegue enxergar. Atraído pela curiosidade, você se aproxima para ver o que está gerando tamanho burburinho.
Imagine agora que esse aglomerado de gente é uma rede social. Você percebe que muitas pessoas têm comentado sobre ela e, ainda mais, alguns até convidaram você a conversar com por lá.
Esse cenário é o que acontece hoje em dia. As pessoas estão concentradas em diversas mídias e segmentadas por suas motivações e interesses. Já deve dar para imaginar onde queremos chegar com essa conversa toda, certo?
Como a maioria das pessoas estão concentradas em lugares virtuais, é só encontrar em qual deles está a grande concentração do seu público-alvo e marcar presença por lá também.
Depois disso, todas as ações serão concentradas em se conectar a essas pessoas, de maneira a dar uma ótima experiência com sua marca. Pronto, sua empresa está dentro do jogo!
Quer saber mais sobre esse tema? Então continue com a gente e aprenda como atrair clientes usando o Marketing Digital!
O que é Marketing Digital?
Como o nome já diz, Marketing Digital são estratégias de marketing executadas online, ou seja, na internet.
Essas estratégias só funcionam no ambiente da web. Por meio delas é possível atrair oportunidades de negócios, criar conexões e dar uma identidade para sua empresa.
Qual o primeiro mandamento do Marketing Digital?
Público certo. Conhecido no mundo do marketing como persona. A persona criada por uma empresa tem a missão de caracterizar o cliente ideal para consumir os produtos ou os serviços de um negócio, de uma maneira que seja possível atender às suas necessidades.
Ela é fictícia, mas tem nome, traços de comportamento, motivações, é de uma certa geografia e tem dores e desejos específicos.
Um exemplo: Carla tem 38 anos, é casada, tem 3 filhos. Trabalha em uma loja de departamento onde é gerente. Faz pós-graduação duas vezes por semana a noite e nos outros dias se dedica a cuidar dos filhos e do marido. Carla deseja que com essa pós-graduação consiga realizar sua transição de carreira para levar uma vida mais calma.
Se uma empresa vende calçados ortopédicos femininos, terá como seu público-alvo mulheres que trabalham fora de casa majoritariamente em pé, de faixa etária de 30 a 50 anos e que passam um longo tempo transitando de um lado pro outro.
Percebeu a diferença entre persona e público-alvo? As personas são específicas e têm um contexto. Já o público-alvo é genérico. As estratégias digitais pesquisam os comportamentos dos consumidores para atendê-los em suas necessidades.
Como entender e segmentar seu público?
Segundo a pesquisa da GlobalWebIndex, o Brasil é o segundo país do mundo a passar mais tempo na internet, cerca de 225 minutos por dia — só perdemos para Filipinas, com 241 minutos por dia na web.
De que maneira essa informação é relevante para o Marketing Digital? Com tantas pessoas no mundo online, é possível criar uma audiência e estabelecer autoridade no segmento da sua empresa.
O que você vai precisar fazer é saber em qual rede social específica sua persona está, em qual ela busca por informações e como se comporta na rede.
Uma vez que essas informações estiverem claras, é possível criar uma estratégia digital personalizada e focada nos resultados que sua empresa quer alcançar.
Para entender seu público é importante investir em profissionais de marketing e ter acesso a ferramentas que colaborem com a coleta de informações sobre o interesse do público. É a partir daí que você vai conseguir produzir ações para atingir seu objetivo.
Com essas informações, você conseguirá investir adequadamente no canal ideal para expandir sua presença online.
Como investir em estratégias digitais?
A principais estratégias digitais são: SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. Conheça mais sobre cada uma delas a seguir!
SEO (Search Engine Optimization)
Essa estratégia consiste em otimizar seu blog para que ele apareça nas primeiras páginas dos motores de busca. Dessa maneira, sua marca está presente e acessível no momento em que seu potencial cliente estiver procurando por você quando precisar resolver um problema.
Seguir uma estratégia de SEO é uma maneira de cumprir os pré-requisitos exigidos pelos motores de busca.
Adequar seu site/blog dentro de um padrão de rankeamento é umas das estratégias mais vantajosas e com um custo-benefício muito acessível.
Inbound Marketing
A missão dessa estratégia é atrair as personas para sua empresa. Nessa estratégia as marcas buscam compreender a real precisão da pessoa para se conectar a elas e se apresentar como uma solução para um determinado problema.
Por meio da criação de conteúdo relevante e que interaja com a persona é possível criar sua própria audiência.
Dessa forma, sua empresa se torna uma fonte de informações para a resolução das suas dores e necessidades.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é a estratégia usada para engajar sua persona. Com ele é possível dar uma identidade para sua marca, tirar dúvidas, criar conexões e, por fim, atrair oportunidade de vendas e novos negócios para sua empresa.
Essa estratégia pode ser considerada como o pilar de todas as outras. Afinal, o conteúdo pode se comunicar de várias maneiras em diversos níveis diferentes e com qualquer tipo de pessoa.
Basta acertar o canal da sua divulgação e o tom da mensagem. Essa estratégia em particular tem a vantagem de atrair visitantes e convertê-los em clientes por meio do encantamento da audiência.
Idealmente, a produção de conteúdo é totalmente focada em educar a persona quanto ao seu produto e muni-la de informações que sejam valiosas para seu conhecimento e tomada de decisão.
O Marketing de Conteúdo chama bastante atenção por interagir com os consumidores. Isso faz com que mesmo depois de efetuarem uma compra, os clientes continuem engajados com sua marca por entenderem que sua empresa não tem só a motivação de vender para eles, mas também de proporcionar uma boa experiência do início ao fim da jornada de compra.
Essa experiência positiva auxilia na fidelização desses cliente, que continuam retornando a seus canais de comunicação.
Como implementar o marketing digital na sua empresa?
Contratar uma empresa de Marketing de Conteúdo é o primeiro passo para começar sua campanha digital com o pé direito.
Esse tipo de empresa é capaz de criar sua estratégia de ponta a ponta: desde criar sua persona, identificar quais canais digitais fazem mais sentido para seu sua marca e produzir o conteúdo certo para atingir os resultados almejados.
Uma das primeiras ações da estratégia do Marketing de Conteúdo é a criação de um blog. Esse canal permite uma comunicação direta e exclusiva com suas personas.
E o melhor: sem nenhum tipo de entretenimento que possa competir com a sua comunicação, como é o caso das redes sociais.
O Marketing de Conteúdo é responsável também pelas comunicações de email marketing, importante canal de manutenção da comunicação com o seu cliente.
Como o Mão Branca pode ajudar o seu negócio?
A Metta Pesquisa é uma empresa de especialista em Marketing de Conteúdo.
As principais vantagens de contratar os serviços da empresa são:
• plataforma exclusiva que conta com mais de 20.000 freelancers certificados, experientes e especializados para produzir conteúdos para mais de 40 segmentos diferentes;
• conteúdos otimizados dentro da estratégia que o SEO exige para que seus conteúdos conquistem as primeiras posições na primeira página do Google;
• analistas de sucesso do cliente experientes e especialistas em Marketing Digital, dedicados a sua estratégia para montar um plano de ações personalizado para sua empresa;
• serviços exclusivos que só a Rock Content tem, já que é líder em Marketing de conteúdo no Brasil e uma empresa global neste segmento;
• se for uma necessidade da sua empresa, é feita a criação de um blog com um template inovador e otimizado para converter visitantes em clientes;
• reuniões trimestrais em que você poderá acompanhar a evolução e crescimento do planejamento e assim ter a chance de corrigir e implementar novas metodologias;
• consultoria dedicada em Marketing Digital com os melhores especialistas da área.
Dessa maneira, será possível atrair clientes com Marketing Digital e começar o quanto antes a vender seus produtos ou serviços na internet, a maior vitrine para o consumidor atual.
Não perca a oportunidade de começar sua estratégia digital com quem mais entende do assunto.
Nossa empresa sabe a receita para fazer da sua marca um sucesso na internet. Se você ainda tem dúvidas em como o Marketing de Conteúdo fará toda a diferença para a sua empresa, talvez o próximo argumento ajude.
Investir em Marketing de Conteúdo é muito mais barato que o marketing tradicional e o retorno é maior, já que a estratégia de conteúdo traz recorrência, o que geralmente as estratégias tradicionais não fazem.