Há muito tempo já vem se falando sobre a possibilidade do WhatsApp realizar operações financeiras, como pagamentos e transferências de valores por meio de um suposto WhatsApp Pay. Mas, agora, parece que a funcionalidade está mais próxima do que parece para alguns países. E o Brasil é um deles, segundo o site WABetaInfo, site especializado em notícias – quase sempre certeiras – sobre o mensageiro.
O perfil oficial na página no Twitter (logo abaixo) divulgou uma lista de países onde o WhatsApp Pay será ativado em um futuro próximo. Entre eles, está o Brasil, Índia, México, Reino Unido e Espanha. A funcionalidade, inclusive, já foi testada na Índia e, muito provavelmente, deve chegar por aqui até o final desse ano.
NEWS: WhatsApp is going to extend the list of countries where the Payments feature will be enabled, in future.💰
Brazil 🇧🇷 +55
India 🇮🇳 +91 (already supported)
Mexico 🇲🇽 +52
UK 🇬🇧 +44Source: @WABetaInfo.
— WABetaInfo (@WABetaInfo) March 15, 2019
Em novembro de 2019, o Facebook anunciou o lançamento do Facebook Pay, um sistema de pagamentos usando os mensageiros que estão sob o guarda-chuva da rede social e do qual, claro, o Facebook fazia parte. Ainda que seu funcionamento não tenha sido detalhado para além das fronteiras da Índia, sabe-se que o serviço permitiria adicionar contas correntes e do PayPal. Além disso, ele também poderia operar com a criptomoeda Libra, desenvolvida pelo próprio Facebook, juntamente com outras empresas. No entanto, com a maioria deles abandonando o projeto da moeda digital, é possível que ela sequer apareça na funcionalidade.
O Facebook Pay poderia ser usado, por exemplo, para aquisição de produtos em publicações impulsionadas por mídia paga no Instagram; já no próprio Facebook, ele seria usado para doações a causas beneficentes e ONGs, comprar ingressos para shows, além de produtos no Facebook Marketplace.
De qualquer forma, para que pagamentos via WhatsApp passem a funcionar por aqui, o Facebook precisa se adaptar aos marcos regulatórios financeiros do país, o que exige negociações com o Banco Central. Logo, o recurso ainda deve demorar um pouco para chegar.
Fonte: WABeta Info