O Orkut, rede social que fez sucesso principalmente no Brasil nos anos 2000, pareceu ter retornado para os terrenos virtuais – pelo menos temporariamente. Na noite desta sexta-feira (6), a rede deu sinal de que estava de volta, desta vez atualizado para o mundo dos smartphones. O aparente retorno se tornou o assunto mais comentado do Twitter no momento. No entanto, nem tudo é o que parece.
A rede, que encerrou as atividades em 2014, apareceu como aplicativo na lista de possíveis download na Google Play, loja de aplicativos do Google. Apesar disso, o app não tem nenhum vínculo com o Google e contava apenas com uma mensagem de fãs.
Aplicativo do Orkut apareceu em loja da Google – Foto: Reprodução/Twitter
“O Orkut.br está sendo desenvolvido por um fã da rede social, que em sua homenagem está recriando o Orkut do zero, buscando utilizar as mesmas ferramentas e design do site original”, escreveu na única mensagem presente na primeira tela.
A mensagem continuava: ”Orkut.br não tem vínculo com o Google e não é o mesmo site que o Orkut.com. Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas, mas não será possível, infelizmente o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014”.
O aplicativo já havia desaparecido do Play Store. No curto espaço de tempo em que esteve disponível para downloads, o app foi baixado por mais de 10 mil pessoas.
Orkut
A rede social foi criada em 2004, nos Estados Unidos, e foi comprada pelo Google em 2008. A partir de 2011, passou a perder usuários para redes sociais como o Facebook.
Durante toda a década de vida, o Orkut foi marcado pelos depoimentos, scraps, jogos, como a Colheita Feliz, e principalmente pelas comunidades. Elas reuniam pessoas com gostos em comum, e principalmente desgostos: a mais famosa era chamada de “Eu Odeio Acordar Cedo”. A comunidade contava com mais de seis milhões de membros.