Locais permanecerão fechados até a conclusão da mudança; o acervo, que possui plantas vivas e desidratadas, será mantido e preservado
Com a mudança de prédios, devido à interdição da principal via do bairro Mutange, em Maceió, o Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) irá permanecer fechado para consultas e estudos até que seja realocado para a nova sede do órgão ambiental.
O acervo do Herbário MAC possui mais de 67 mil espécies de plantas desidratadas, identificadas e catalogadas, com exemplares coletados dentro e fora do Estado alagoano e sendo referência a um dos principais centros de pesquisa no Brasil, reconhecido também por estudiosos de outros países como Colômbia, Inglaterra, Suíça e Estados Unidos.
Rosângela Lemos, curadora do Herbário MAC, está há 40 anos no órgão ambiental e acompanhou várias mudanças. Ela afirma que as parcerias com pesquisadores continuam, e o acervo florístico será conservado e transportado com seguridade.
“A coleção será mantida em segurança pois trata-se de um patrimônio inestimável que representa a flora alagoana, com 67 mil amostras de plantas desidratadas. Além de toda a bibliografia específica incluindo espécies antigas e raras”, relata a curadora.
Nesse período de transição de locais, a equipe técnica do Herbário do IMA irá atualizar o banco de dados para que possam ser disponibilizados online de maneira periódica.
O que também vai ganhar um novo espaço e será reconduzido é o Jardineto Botânico. O acervo vivo de plantas é formado pelo Herbário e faz parte da estrutura do IMA. Dispõe de plantas nativas e exóticas, como Craibeira, Ouricuri, Jequitibá, Mandacaru e Pau Brasil.
Agência Alagoas