SOBRINHO DE SIDERLANE – Conselheiro tutelar Junior Mendonça pode perder mandato por faltas

A polêmica envolvendo o conselheiro tutelar da 10ª Região de Maceió, José Cícero Barbosa da Silva, conhecido como Júnior Mendonça, rendeu a abertura de um processo junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que pode culminar na suspensão sem remuneração ou até mesmo na perda do mandato do mesmo.

A Resolução 040/2020 do CDMCA publicada no dia 13 passado tornou pública a chamada Comissão de Sindicância III, composta por cinco membros de setores diversos da sociedade e da Prefeitura Municipal. O prazo estabelecido pelo documento para as investigações é de até 60 dias.

O conselheiro tutelar Júnior Mendonça foi denunciado formalmente ao CMDCA no último dia nove por estar supostamente faltando aos plantões no Conselho Tutelar para trabalhar na campanha do seu tio, o vereador por Maceió Siderlane Mendonça, candidato à reeleição.

Ao CMDCA foram apresentadas fotos e vídeos que comprovariam que o conselheiro tutelar acompanhou por diversas vezes o tio durante eventos políticos em horários em que deveria estar cumprindo seu plantão na 10ª Região que atende à população do Benedito Bentes 1.

De acordo com as denúncias, num desses dias, uma mãe precisou procurar o Conselho Tutelar, mas não encontrou o plantonista para atendimento. No mesmo dia, o conselheiro tutelar Júnior Mendonça postou em suas redes sociais fotos que comprovam a falta a mais um plantão.

Uma das provas apresentadas é um vídeo postado por Siderlane Mendonça numa rede social. Nas cenas, o vereador aparece convocando sua equipe de campanha para “pagar 10”, numa clara menção ao consumo de bebidas alcoólicas no dia do seu aniversário. Junior Mendonça aparece, novamente em destaque, nas imagens.

No mesmo dia, em outro vídeo postado na mesma rede social de Siderlane Mendonça, o conselheiro tutelar aparece fazendo flexões no comitê do tio, localizado no Benedito Bentes.

Numa postagem feita no dia 29 de setembro no perfil do vereador Siderlane Mendonça, uma das fotos mostra em destaque o conselheiro tutelar ao lado de outros apoiadores do candidato. Em outra foto, Junior Mendonça mais uma vez foi registrado ao lado do tio em evento político.

Segundo calendário de plantões estabelecido previamente pelos conselheiros tutelares e apresentado à reportagem, o conselheiro tutelar faltou por mais uma vez ao seu plantão no dia 29 do mês passado.

ACOSTUMADO A FALTAR

Em fevereiro passado, Júnior Mendonça esteve à frente do bloco carnavalesco Bonecas do Biu. Até tudo bem, mas no dia do desfile, 23 daquele mês, o conselheiro tutelar deveria estar no plantão, de acordo com documentos apresentados à reportagem, mas foi registrado participando ativamente da prévia carnavalesca, na condição de organizador.

Todas as fotos e todos os vídeos já estão em posse da comissão formada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Até o momento, o conselheiro tutelar Júnior Mendonça e seu tio e patrocinador político, Siderlane Mendonça, não se manifestaram a respeito das denúncias e do processo aberto junto ao CMDCA.

Sair da versão mobile