Passo 1. Atualize o aplicativo e acesse as opções, na lateral direita na parte de cima da tela. Em seguida, vá em “Configurações” e em “Conta”.
Passo 2. Toque na opção “Verificação em duas etapas” e, na tela seguinte, vá em “Ativar” para registrar um código de acesso.
Passo 3. O aplicativo pede para criar um código de acesso que será solicitado para registrar o número no WhatsApp. Depois, você precisa associar a sua conta a um e-mail para recuperação de dados e reenvio de um novo código, caso esqueça o seu. Em nossos testes, o app só validou o e-mail do Google utilizado no próprio aparelho. Antes de salvar, o mensageiro pedirá que você confirme o código criado e o e-mail. Depois, toque em “Salvar”.
Passo 4. O WhatsApp exibirá uma mensagem “aplicando as configurações”. Depois disso, o app ativa a verificação em duas etapas. Se você quiser, é possível desativar o recurso, criar um novo dígito ou alterar o e-mail.
O recurso de verificação em duas etapas já é comum em contas de e-mail e até mesmo no Facebook. Com a nova função, o WhatsApp reforça o compromisso com a segurança dos usuários. Vale lembrar que, em abril deste ano, o mensageiro adicionou criptografia às mensagens com o mesmo intuito. Por enquanto, a autenticação em duas etapas só está disponível nas versões beta do WhatsApp para Android e Windows Phone. No entanto, o mensageiro costuma ser atualizado com frequência e as novidades devem chegar em breve à versão oficial do app, incluindo os iPhones (iOS).
Essa mesma atualização para Android também permite ouvir áudios em segundo plano. Agora, o som continua sendo reproduzido, mesmo que o usuário saia da conversa. Em nossos testes, no entanto, a novidade só funcionou indo direto para a tela inicial do celular por meio do botão home. Com a opção de “voltar” do WhatsApp, o áudio foi interrompido.
No Windows Phone, o mensageiro também recebeu outra novidade: informações de armazenamento. Nas configurações do app, agora é possível ver a quantidade de espaço consumido pelas conversas. Essa função já existia na versão do aplicativo para Android e iPhone.