Com um mês de atendimento, WhatsApp da SMTT resolve 7 de cada 10 solicitações

Para melhor atender as solicitações da população, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) reforçou seu canal de atendimento ao público com mais um contato com os maceioenses. O Whatsapp da SMTT entrou em vigor no dia 26 de abril e já apresenta resultados expressivos, resolvendo cerca de 70% das solicitações que chegam pela plataforma.

Os cidadãos podem encaminhar informações, fotos e vídeos pelo WhatsApp para o número (82) 98134-6858. O serviço está disponível 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados.

Usuários podem enviar suas reclamações, além de fotos e vídeos. Foto: Ascom SMTT

O número é exclusivo para demandas relacionadas ao transporte público. O Superintendente da SMTT destaca que o WhatsApp foi criado para oferecer aos cidadãos um espaço para o envio de solicitações, dúvidas ou elogios. “Com a colaboração da população, nossas equipes técnicas podem cobrar as empresas cada vez mais, para que os usuários tenham um serviço com a qualidade que merecem”, ressaltou André Costa.

Balanço

A SMTT encerrou o primeiro mês de funcionamento com 540 atendimentos. Desses, 47% se referiam a temas gerais de planejamento de linhas (acréscimo de veículos, mudanças de horários, alteração de itinerário); e 41% sobre o aumento na fiscalização do transporte público, a citar: horários não cumpridos, lotação nos ônibus e tempo de espera dos passageiros nos pontos. Já os outros 12% se dividiram em questões relacionadas a abrigos para passageiros, demora na atualização das informações do aplicativo Cittamobi e outros.

Equipes da SMTT mapeiam as ocorrências para tomar medidas. Foto: Ascom SMTT

Quanto à localização dos usuários que entraram em contato, os encaminhamentos partiram, principalmente, de moradores dos bairros da Pajuçara, Ponta da Terra, Bom Parto e Cidade Universitária.

A coleta desses dados permite que a SMTT invista em ações direcionadas nos locais que mais necessitam, garantindo a prestação adequada do serviço.

Algumas demandas, sem a resolução imediata ou em um curto período de tempo, ocorrem pela necessidade de uma avaliação técnica mais minuciosa, inclusive com a integração com outros setores da SMTT, ou de secretarias municipais. As providências têm sido tomadas para o atendimento das requisições dos passageiros.

Entre as alterações resultantes das denúncias pelo canal estão: aumento da oferta de ônibus, ampliação de horários de linhas e fiscalizações em terminais, esta última para coibir as irregularidades das empresas.

Assim que a solicitação é recebida pelo WhatsApp, o atendimento passa por um agente de trânsito que encaminha a demanda para as equipes técnicas da SMTT. A partir de então, são estudadas quais medidas devem ser tomadas para que a solicitação seja resolvida com a maior agilidade possível.

Ascom SMTT

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