Plataforma vai funcionar nas modalidades corporativa e cidadão, devendo beneficiar 4 mil profissionais
O prefeito JHC comandou, nesta quinta-feira (17), reunião com taxistas de Maceió. No encontro, o gestor apresentou à classe o Táxi Maceió, iniciativa da Prefeitura que visa resgatar a dignidade da categoria e reverter o cenário de dificuldades que os profissionais enfrentam com a diversidade de aplicativos de transporte existentes no mercado.
A plataforma está em vias de começar a funcionar e atenderá nas modalidades do táxi corporativo e cidadão, como foi explicado durante a reunião. Cerca de 4 mil taxistas cadastrados no banco de dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) devem ser beneficiados.
“Todo o processo vem sendo amplamente conversado com os taxistas, da forma mais democrática possível. Hoje foi dado mais um passo importante para devolvermos a dignidade a essa importante categoria, com a qual sempre mantive um diálogo aberto, franco e com muito respeito. Esse é um dos meus compromissos que estou honrando”, disse JHC.
Como funcionará
A secretária de Gestão, Rayane Tenório, informou que a Prefeitura está nos trâmites finais para o Táxi Maceió começar a rodar. “Todos os taxistas que estão no banco de dados da SMTT já estão pré-cadastrados nessa plataforma e vão passar também a segunda etapa que é uma validação”, ela disse.
De acordo com a secretária, qualquer taxista que desejar vai poder participar, tanto do módulo corporativo, que vai ficar a cargo da Secretaria Municipal de Gestão, quanto do cidadão, sob a responsabilidade da SMTT.
“O módulo corporativo vai dar oportunidade do taxista prestar serviço diretamente à Prefeitura. Ou seja, a gente vai trocar aquele dinheiro que era gasto com locação de veículos e colocar nas mãos dos taxistas, que vão poder prestar um serviço para Maceió e ser pago pela Prefeitura. A gente espera que seja um case de sucesso. Já funciona muito bem no Rio de Janeiro”, explicou Rayanne.
O presidente da Associação dos Profissionais do Táxi de Maceió (Asprotam), Everaldo da Rocha Santos Júnior, disse que com a iniciativa o prefeito JHC está resgatando a dignidade dos taxistas maceioenses.
“É um projeto que vai fomentar, oxigenar o taxista”, ele diz, ao falar que a “situação da categoria é de muita dificuldade, devido ao surgimento dos aplicativos, ao desordenamento, não tem uma legislação. Mas hoje a gente vê muita esperança. O prefeito já demonstrou que é um compromisso de campanha e que ele vai botar em prática”, afirmou.