Aulas seguem até outubro em parceria com o Senai com uma série de cursos profissionalizantes
Os 50 candidatos selecionados no “Programa #EmpregaJovemMCZ” deram o primeiro passo para conseguir entrar no mercado de trabalho com a aula inaugural dos cursos profissionalizantes, na manhã desta segunda-feira (19), no Auditório da Associação Comercial, no bairro de Jaraguá.
O programa foi desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Políticas para Juventude em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O estudante do 2º ano do ensino médio, Williams Tavares recebeu a indicação para participar do curso da coordenadora de sua escola, que o incentivou a participar da seleção.
Ele conta que nesses dois últimos anos do ensino médio, além de manter seus estudos normais na escola, vem buscando se profissionalizar para conseguir ingressar no mercado de forma mais qualificada.
“Essa iniciativa da Prefeitura de Maceió vem para mostrar a nós, o reconhecimento do município com o jovem de periferia, como também destaca as ações desenvolvidas para conseguir garantir o futuro”, assegurou Willams Tavares de 19 anos.
As aulas terão início nesse mês de julho e seguem até o outubro deste ano. Cada curso ofertado terá carga horária de 240 horas e tem como público alvo jovens entre 18 e 24 anos. Foram ofertados cursos de almoxarife e de assistente administrativo, ambos com 25 vagas cada.
As ementas são personalizadas, com a implementação de disciplinas julgadas importantíssimas para o atual cenário do mercado de trabalho, como empreendedorismo, marketing digital, além de competências socioemocionais.
Reforçando o compromisso da gestão do prefeito JHC, a assessora especial da Secretaria da Juventude, Amanda Mendonça, afirma que a proposta presente dentro do #EmpregaJovemMCZ vem alinhada ao plano de governo trazendo algo inovador ao público jovem.
“É a busca de um novo ritmo para que os jovens possam ter a oportunidade de sonhar. Conseguimos olhar para cada um que se inscreveu e perceber a realidade de cada um ser protagonista da sua própria história, mesmo com todas as dificuldades da vida”, colocou Amanda.
O secretário-adjunto da Juventude, Rodolfo Barros, reforçou o desafio exigido pelo programa que é de construir uma política pública com duas principais frentes, tendo como principal foco a empregabilidade dos jovens. “Nós estamos colocando esse primeiro momento a oferta desses cursos, mas temos a perspectiva de expandir o projeto não somente para qualificação profissional, como também buscar meios para assegurar a esses jovens uma vaga com as diversas empresas em nosso município”, disse Rodolfo Barros.
Representando o Senai, Welton Barbosa lembrou da parceria positiva com a Prefeitura de Maceió em diversos eixos de cursos profissionalizantes, onde ao longo do ano serão ofertadas mais oportunidades aos públicos beneficiados pelo município.
“Hoje podemos passar a esses jovens uma grande mensagem de motivação, para eles não desistam dos seus sonhos e de seus propósitos, que possam agarrar essa oportunidade como uma porta de entrada e saber que esse é primeiro grande passo dado pela gestão do prefeito JHC e todos possam esperar ainda mais programas e oportunidades como o Emprega Jovem”, afirmou o secretário de Governo, Francisco Sales.
Estiveram presentes no evento o deputado federal Pedro Vilela, o deputado estadual Davi Maia, os vereadores Teca Nelma e pastor Oliveira, a presidente da Fundação Municipal de Cultura Miriam Monte, e a secretária de Gestão Rayane Tenório.
Ascom SMG