A Secretaria Municipal de Economia (Semec) está trabalhando para implantar ações que possibilitem a geração de mais emprego e renda em Maceió. Seguindo este propósito, o órgão instituiu à recém criada Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico a missão de investir em medidas que estimulem a economia no Município e impactem positivamente na qualidade de vida da população.
Para Eduardo Monteiro, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, a ideia é de que a nova subpasta contribua com projetos de fomento ao empreendedorismo na capital, além de trazer ideias inovadoras e ações integradas focadas na retomada da economia local.
“Não pouparemos esforços para estruturar e viabilizar ainda mais a geração de negócios em Maceió. Para alcançarmos o desenvolvimento econômico, é preciso analisarmos além das relações de produção de bens e consumo, primando, também, pelo cuidado com cada cidadão. A melhoria da qualidade de vida do maceioense também é um dos focos dessas ações”, disse.
Ele ainda reforça que é necessário estabelecer ações integradas com os demais órgãos municipais para chegar a este objetivo. “A Prefeitura, desde o início desta gestão, tem feito o possível para destacar Maceió como um lugar de oportunidades e de desenvolvimento e a Semec tem trabalhado de forma estratégica para garantir este destaque’’, concluiu.
Novos projetos
Abrindo espaço para novas ideias, a Semec recebeu, na última semana, representantes do projeto socioeconômico de apoio e capacitação a novos empreendedores. A reunião contou o secretário adjunto de Administração Financeira e Contábil da Semec, Fabrício Fernandes; do representante do projeto, Adriano Ramos; do procurador municipal, Fernando Amorim; e da assessora da Secretaria da Mulher, Anna Júlia; e, na ocasião, foram discutidas as propostas de implantação do programa em Maceió.
Segundo Fabrício, um dos focos do programa são as pessoas em situação de vulnerabilidade e desemprego que querem mudar de vida através da formalização e da qualificação profissional.
“Trata-se de uma iniciativa muito importante para o Município e que surge com intuito de incentivar o empreendedorismo, sobretudo para as mulheres, muitas delas chefes de família, concedendo financiamento com carência e sem juros, mas também, fornecendo capacitação qualificada para estes empreendedores’’, explicou.
O projeto ainda será votado pela Câmara Municipal e a expectativa é de que ele entre em vigor já no segundo semestre de 2021.
Luís Otávio Mendonça (estagiário)/Ascom Semec