Espaço de prestação de contas aconteceu em reunião extraordinária com Conselho de Alimentação Escolar do Município
Nesta terça-feira (24), o Setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Sane/Semed) realizou uma prestação de contas ao Conselho de Alimentação Escolar da capital (CAE). Foram abordadas as ações que ocorreram até o momento em 2021. A reunião extraordinária listou as atuações da Sane, os impactos positivos para a rede municipal e o planejamento do setor para o resto do ano.
O Sane trabalha, atualmente, em dois eixos: da oferta de alimentação e de educação alimentar e nutricional. Contudo, a reunião extraordinária focou no eixo do planejamento e distribuição da alimentação escolar, núcleo de extrema importância durante a pandemia.
Além de cerca de 53 mil kits de merenda a todas unidades escolares do Município, durante este ano, foram distribuídos outros 53 mil kits de agricultura familiar, seguindo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com tantos serviços ofertados, segundo a coordenadora do setor de Nutrição e Alimentação da Semed, Anna Carla Luna, os espaços de prestação de contas são essenciais no serviço público e ressaltou a satisfação em mostrar os resultados positivos prestados pelo setor e o planejamento para o segundo semestre.
“O setor entende a importância do controle social e do Conselho, sendo um dos agentes do PNAE. Por isso, durante este espaço, prestamos contas das ações de entrega de kits para nossos alunos, tanto por meio de chamada pública da agricultura familiar, quanto do processo licitatório dos kits merenda, onde finalizamos a entrega da primeira remessa no dia 20. Temos muita satisfação em mostrar os resultados de nosso setor e apresentar nosso planejamento para o segundo semestre de 2021”, diz a coordenadora
O presidente do Conselho, Alan Manoel Almeida da Silva, explica que, além de acompanhar informações acerca da prestação de contas, a reunião buscou somar junto às respectivas instâncias.
“Nosso Conselho convidou os setor de nutrição escolar, para que, junto conosco, esclarecesse questões relacionadas ao processo de distribuição e como serão feitas as próximas licitações nesse momento de volta às aulas presenciais. Nosso objetivo, enquanto instância fiscalizadora, é que a gente possa estar junto, fiscalizando e assessorando o setor de Nutrição e alimentação da Semed para proporcionar o melhor aos alunos da rede municipal”, explica o presidente.
Leonardo André Correia (estagiário)/Ascom Semed