Visando a diminuição do descarte inadequado, atividade acontecerá em diversos bairros da capital
A Prefeitura de Maceió iniciou, nesta terça-feira (31), mais uma ação de educação ambiental. Dessa vez, a iniciativa chegou ao bairro da Ponta Grossa. A atividade, que deve durar até a próxima sexta-feira (3), tem o objetivo de conscientizar a população do entorno da Avenida Marquês de Pombal, ponto crônico de descarte irregular, de forma mais sustentável.
Mais de 12 educadores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) estão percorrendo o bairro dialogando com a população e entregando um material que contém orientações de como fazer o descarte correto no Ecoponto mais próximo de sua residência. A previsão é que mais de mil pessoas sejam orientadas sobre a importância de mudar hábitos que atingem negativamente o meio ambiente.
Além deles, 10 jovens aprendizes da Naturalle, empresa responsável pela coleta domiciliar da parte baixa da capital, que trabalha em parceria com a Prefeitura para tentar diminuir o despejo inadequado na cidade, também estão participando da ação.
Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, afirma que ações como essa são decisivas para a consciência ambiental do cidadão.
“Infelizmente sabemos que nem todos possuem essa forma positiva de pensar. Sendo assim, essas pessoas acabam fazendo descartes irregulares e levando transtornos para quem tem o hábito de fazer tudo corretamente. A educação ambiental visa destacar que o cuidado com a cidade e com o meio ambiente é responsabilidade de todos”, disse.
Após a conclusão da atividade porta a porta de educação ambiental, agentes de limpeza da Sudes farão o recolhimentos dos resíduos descartados de forma irregular na região e o plantio de mudas, transformando algumas áreas em locais mais sustentáveis.
Alexandre Vieira/Ascom Sudes