Mesmo próximo de um Ecoponto, local sofre com descarte irregular de resíduos
Nesta sexta-feira (3), as atividades da equipe de educação ambiental da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) estão sendo realizadas no Conjunto Maceió 1, localizado na Cidade Universitária. O objetivo da ação é inibir o descarte irregular de resíduos na região e conscientizar a população a viver de forma mais sustentável.
Cerca de 15 educadores estão percorrendo o conjunto dialogando com a população, porta a porta, e entregando um material que contém orientações de como fazer o descarte correto de resíduos. Apesar da proximidade com o Ecoponto Santa Maria, o local sofre com constantes despejos inadequados feitos pelo próprio residentes. As orientações irão beneficiar mais de duas mil pessoas no logradouro.
De acordo com Kedyna Tavares, diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Secretaria, as atividades irão trazer práticas sustentáveis para a região, mas é preciso a adesão dos moradores.
“Nós disponibilizamos o Ecoponto Santa Maria, que fica no Eustáquio Gomes, para que sejam feitos os descartes corretos e, mesmo assim, a população segue fazendo da maneira errada. A educação ambiental está no logradouro para somar e ensinar práticas sustentáveis, porém necessitamos da ajuda da população na resolução desse problema”, disse.
Resíduos descartados pelos cidadãos nessa região, como móveis inservíveis, restos de poda de árvore e materiais da construção civil (até 1 m³) podem ser levados ao Ecoponto Santa Maria, situado na Avenida Lourival Melo Mota, na Cidade Universitária.
Alexandre Vieira/Ascom Sudes