O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência será celebrado com a realização de uma live na terça-feira (21), às 19h, que será transmitida no canal da Prefeitura de Maceió no Youtube. A live é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas) por meio da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Dentre os temas abordados pelos participantes está a garantia, pelo poder público, dos direitos às pessoas com deficiência. O secretário de Assistência Social, Carlos Jorge, enfatiza a importância do debate para esse segmento que necessita de ações contínuas para ter seus direitos respeitados por toda a sociedade.
“Todas as pessoas possuem suas singularidades e são nessas diferenças que precisamos focar. Existem direitos e é necessário que sejam respeitados, independente das distinções físicas, de gênero, classe ou etnia. A data do dia 21 de setembro marca, sobretudo, a luta de pessoas que passaram por várias dificuldades e conseguiram ter voz ativa. Para que isso continue, precisamos nos unir e preservar todos os direitos reservados às pessoas com deficiência”, afirma Carlos Jorge.
A ação contará com as participações do Secretário de Assistência Social, Carlos Jorge; da coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Dom Adelmo Machado, Djane Pacheco; do intérprete de Libras, Danilo Jatobá Santana; e dos representantes do Conselho da Pessoa com Deficiência, Graça Dias e Alexsandro Oliveira Santos. A mediação será feita pela jornalista Nathália Lopes.
Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência
A data foi instituída pela Lei n° 11.133/2005 com o intuito de conscientizar a população a respeitar os direitos da pessoa com deficiência. O dia 21 de setembro foi escolhido como o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência por ser uma data próxima ao início da primavera, estação em que as flores preenchem as árvores. Esse acontecimento representa a luta e renovação das pessoas com deficiência.
A legislação brasileira preconiza que a pessoa com deficiência é a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde pelo poder público e pela sociedade.
Iara Alencar (estagiária)/Ascom Semas