Ponto de Entrega Voluntária estão sendo alvos de vandalismo e uso incorreto por parte da população são alguns dos temas de conscientização repassados aos moradores
Na quinta-feira (30) e nesta sexta-feira (1°), a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizou uma ação de educação ambienta, nos bairros da Trapiche e Gruta de Lourdes, voltada para a orientação a respeito dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Além de sofrerem vandalismo, os equipamentos estão sendo utilizados de forma inapropriada pelo cidadãos.
Na Praça da Faculdade, no Trapiche, o Ponto de Entrega Voluntária foi vandalizado pela população, causando prejuízo de R$ 3 mil ao poder público, que poderiam ser investidos em outros projetos de aperfeiçoamento da limpeza urbana na capital. Somente este ano, mais de 15 PEVs foram vandalizados, gerando uma despesa de mais de R$ 50 mil a Prefeitura de Maceió.
Já no bairro da Gruta de Lourdes, o PEV instalado na região tem sido utilizado de forma inadequada pelos cidadãos, que descartam resíduos domiciliares e itens não recicláveis nele. Além disso, moradores colocam lixo, que deveria ser posto na porta da residência próximo do horário da coleta, junto ao equipamento.
Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, orienta que os instrumentos são focados na coleta de recicláveis e pede cooperação dos cidadãos.
“Os PEVs existem para que o cidadão possa contribuir com a reciclagem, colocando apenas itens que podem ser reaproveitados pela cooperativas da capital. Ao usar de forma errada, a população atrasa o trabalho de reciclagem e prejudica o trabalho das pessoas que dependem desses materiais”, disse.
No total, mais de 1.500 pessoas das duas localidades visitadas pelas equipes foram beneficiadas com as orientações.
Morador da Gruta de Lourdes há 6 anos, Carlos Alberto diz que faz a utilização do PEV da região, mas que sempre encontra outros tipos de resíduos no local. “Toda semana eu faço o descarte dos meus itens recicláveis e é comum ter lixo domiciliar ou de comerciantes que trabalham no entorno. Quem sabe depois das orientações eles mudem as atitudes”, disse o morador.
“A educação ambiental é importante para que a gente passe a preservar esses equipamentos e usá-los como devem ser usado. Assim, não causamos prejuízos aos cofres públicos, alimentamos o trabalho das cooperativas e preservamos o meio ambiente”, completou a diretora.
Atualmente, Maceió possui 29 Pontos de Entrega Voluntária nas principais praças e vias da cidade (consulte os endereços no final do texto). Destes, 12 foram instalados no primeiro semestre do ano.
Cada PEV gera, em média, 500kg de recicláveis por mês, que são recolhidos pelas quatro cooperativas parceiras da Prefeitura: Cooplum, Coopvila, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes.
Endereços dos Pontos de Entrega Voluntária:
PEV Praça em frente ao 5° Batalhão da PM no Lot. Celly Loureiro – Benedito Bentes
PEV no Paulo Bandeira – Benedito Bentes
PEV na calçada do Terminal do Graciliano Ramos
PEV próximo ao terminal no Petrópolis
PEV na Praça Carimbão no Santos Dumont
PEV Praça em frente ao terminal da Colina
PEV na Praça do Rosane Collor (Clima Bom)
PEV Praça Genésio de Carvalho – Gruta de Lourdes
PEV Praça 200 anos no Zé Tenório
PEV Praça Raimundo de Aguiar Peixoto – Antares
PEV Guaxuma
PEV Mirante do Jacintinho
PEV Terminal do Trapiche
PEV Praça em Frente a USF da Pitanguinha
PEV Vergel (praça próximo a guarda municipal)
PEV Praça da Bíblia – Jatiúca
PEV Praça da Faculdade – Prado
PEV em frente ao Instituto Mandaver – Dique Estrada
PEV Praça Nossa Senhora de Fátima – Feitosa
PEV Medeiros Neto – Santa Amélia
PEV Praça do Skate – Ponta Verde
Ponta Verde – Corredor Vera Arruda
Cruz das Almas – Term. De Ônibus
Farol – Mirante Igreja São Gonçalo
Pontal da Barra – Praça São Sebastião
Gruta de Lourdes – Terminal da Rotary
Antares – Praça Cond. Bela Vista
Eustáquio Gomes – Praça do INOCOOP
Santa Lúcia – Av. Nações Unidas
Alexandre Vieira/Ascom Sudes