Nesta quinta-feira (28), é comemorado o Dia do Servidor Público
Dedicação, compromisso, responsabilidade e humanidade são a essência do servidor público, que tem papel fundamental na Educação de Maceió. Nesta quinta-feira (28) é celebrado o Dia do Servidor Público, data para parabenizar aos funcionários que com tanto empenho e zelo servem à população através da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Paulo Jorge Oliveira, conhecido como Paulinho, tem 73 anos e há 40 trabalha na Secretaria, onde passou por diversas funções e setores, como office boy e datilógrafo. Hoje, ele atua na Coordenadoria de Gestão Administrativa.
“Sei da importância do meu trabalho para que o aluno, que está lá na ponta, seja bem atendido e evolua a nível pedagógico e social. Minha participação nisso é garantir que os servidores e a escola sejam bem atendidos pela parte administrativa da Semed, solucionando problemas e otimizando o dia a dia deles para que isso reflita positivamente nos nossos estudantes”, pontua ele.
O sentimento de ser privilegiado por servir ao público também está nos mais novos da rede municipal. Edleuza Romão, de 52 anos foi aprovada no concurso público de 2017, mas começou sua jornada na Semed há pouco mais de um mês, na Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas. “Ainda estou em estado de graça. Me sinto privilegiada por estar aqui servindo numa pasta fundamental para o desenvolvimento da sociedade”, disse.
A administradora também ressalta a essência do serviço público. “Ser servidora pública é estar atenta às necessidades da população e servir para atender essas necessidades da melhor forma possível, com qualidade e foco na humanização”, salientou.
Mesmo há pouco tempo no serviço público, Edleuza já enxerga os muitos desafios pela frente, principalmente no momento pós-pandemia da Covid-19. “Essa retomada requer um nível de planejamento e organização das nossas ações. Estamos focados em otimizar os serviços prestados, dando todo suporte à equipe e acompanhando os resultados”, destacou a servidora pública.
Maria do Socorro da Silva, de 61 anos, serviu à Educação de Maceió por quase 40 anos. Aposentada desde outubro, a educadora relembra a época em que chegou à Semed. “Em 1984, comecei como professora do ensino fundamental, na época ainda conhecido como ‘primário’ na Escola Municipal Antônio Semeão Lamenha Lins, no Jacintinho. Mas eu tinha o sonho de estudar Artes, ter um ensino superior, porque até então eu só tinha o magistério”, contou.
Somente em 1996 ela ingressou no curso de Artes Plásticas que tanto sonhava. Nele, se destacou fazendo trabalhos artísticos nas escolas, o que lhe rendeu um convite para integrar o Departamento de Arte e Cultura na época.
“Colaborei com algumas exposições, coordenando grupos de folguedos das escolas municipais e atuando na formação de professores na Arte. Isso me encantava demais, porque eu via como as pessoasse transformavam. Através da arte, conseguimos levar as crianças, jovens e até os adultos para onde quiserem”, contou.
Atualmente, cerca de seis mil servidores públicos atuam na Educação Municipal para garantir uma educação profissional e tecnológica pública, gratuita e de qualidade a todos os maceioenses.
Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed