Com o prato “Queridinhos do Brasil”, Yolanda Maria, da Escola Olavo Bilac, conquistou segundo lugar no 3° Concurso de Merendeiras
A comunidade escolar da Escola Municipal Olavo Bilac, no Feitosa, abraça o belo trabalho da merendeira Yolanda Maria, que tem o segundo melhor prato do estado. A receita “Queridinhos do Brasil” — mini almôndegas de frango com purê de banana da terra e macaxeira e macarrão feito com a casca da banana — conquistou o segundo lugar no 3º Concurso de Merendeiras no último sábado (6).
Os alunos, que estão voltando aos poucos ao ensino presencial após quase dois anos, aprovam a alimentação de qualidade. Para Samuel, de 7 anos, significa muito ter Yolanda como merendeira da escola. “Acho muito bom a gente ter uma das melhores merendeiras do estado”, disse o aluno.
Já as pequenas Miriam e Vitória, ambas de 7 anos, adoram a alimentação preparada por Yolanda Maria.
A merendeira, que prepara as refeições dos alunos da escola há quase 14 anos, fala sobre o trabalho com muito entusiasmo. “Meu propósito é mostrar que eu posso fazer o melhor. Ter o cuidado com as crianças como se elas fossem meus filhos, com muito zelo”, contou.
Yolanda revelou que em breve vai preparar o prato “Queridinhos do Brasil” para os alunos, professores e funcionários experimentarem. Sofia, de 8 anos, disse estar ansiosa para saborear. “Eu adoro os lanches que ela prepara e não vejo a hora de comer esse prato”, disse.
A expectativa é grande também para a professora do 1° ano, Ísis Caroline. “Ansiosíssima para experimentar o melhor prato de Maceió”, revelou a educadora.
Para a merendeira, a ideia realmente é que o prato seja incluído no cardápio da escola assim como foi com a receita que lhe garantiu o primeiro lugar na edição passada do concurso estadual. “A ‘Torta do Miguel’ feita com frango e purê de batata e banana da terra foi aprovada aqui na escola tanto pelos alunos quanto pelos adultos”, disse.
Ela conta ainda que o objetivo, seguindo as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é retirar ao máximo da cozinha das escolas alimentos com aditivos, açúcares, corantes e garantir uma alimentação mais saudável através dos ingredientes da agricultura familiar.
A também merendeira, Jadilza de Souza, a Tia Jade, enaltece a companheira de trabalho. “Uma grande parceira. Tenho aprendido muito com Yolanda durante esses anos. E quero aprender essa receita para fazer em casa”, brincou.
Diretora da unidade há mais de dois anos, Zélia Amorim, fala da importância da dedicação de Yolanda e revelou ser uma grande admiradora. “Um sentimento de orgulho. Eu sou muito suspeita pra falar, porque sou muito fã dela. Ela realmente é muito competente, sempre colocando a Olavo Bilac em destaque”, salientou.
Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed