Além do recolhimento, a ação também teve conscientização sobre a coleta seletiva porta a porta
A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizou, nesta terça-feira (9), uma ação de educação ambiental na Praça Raimundo de Aguiar Peixoto, no Antares. Além de conscientizar a população sobre aderir a práticas sustentáveis e à coleta seletiva, foram recolhidos mais de 400 quilos de recicláveis.
A iniciativa contou com o apoio da Cooprel Antares, cooperativa responsável pela coleta seletiva na localidade. Além deles, jovens aprendizes da Naturalle, encarregada da coleta domiciliar na parte baixa da cidade, também foram de porta em porta orientando a população.
Para Virgínia Lucena, coordenadora de Supervisão de Cooperativa e Recicláveis, atividades como essa trazem o cidadão para perto do poder público na limpeza da cidade.
“Ainda temos muitos pontos pela capital que sofrem com o descarte irregular de recicláveis, quando esse material poderia ser reaproveitado da maneira correta. Nossas ações tentam mostrar isso ao cidadão e, dessa forma, conseguimos reunir aliados nessa preservação dos bens naturais e públicos que temos”, disse.
Também foram entregues mudas de plantas nativas e brindes para os participantes. A Superintendência também promoveu uma oficina de brinquedos com materiais recicláveis com os residentes do local.
Além de entregar recicláveis, os moradores descartaram eletrônicos inservíveis, que também podem ser levados às cooperativas para a destinação correta.
Dionísia Ferreira, moradora da região, destaca a importância desse recolhimento feito pela cooperativa. “Eu aceitei participar desde o começo. Além disso, convenci meus vizinhos a fazerem o mesmo. Assim, a gente pode mandar nosso bairro bonito, limpo e ajudar de forma geral na preservação do meio ambiente”, afirmou.
Durante o mês de novembro, a atividade acontecerá em outros três bairros e terá apoio direto das outras cooperativas que trabalham em parceria com o Município. São elas: Cooplum, Coopvila e Cooprel Benedito Bentes, responsáveis pela coleta seletiva no corredor Vera Arruda, na Ponta Verde; no Mirante São Gonçalo, no bairro do Farol; e na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, respectivamente.
As cooperativas atendem mais de 16 mil residências. Além disso, fazem a retirada dos recicláveis nos 29 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) — confira os endereços abaixo — espalhados pelas principais vias e praças da capital.
Endereço dos PEVs
PEV Praça em frente ao 5° Batalhão da PM no Lot. Celly Loureiro – Benedito Bentes
PEV no Paulo Bandeira – Benedito Bentes
PEV na calçada do Terminal do Graciliano Ramos
PEV próximo ao terminal no Petrópolis
PEV na Praça Carimbão no Santos Dumont
PEV Praça em frente ao terminal da Colina
PEV na Praça do Rosane Collor (Clima Bom)
PEV Praça Genésio de Carvalho – Gruta de Lourdes
PEV Praça 200 anos no Zé Tenório
PEV Praça Raimundo de Aguiar Peixoto – Antares
PEV Guaxuma
PEV Mirante do Jacintinho
PEV Terminal do Trapiche
PEV Praça em Frente a USF da Pitanguinha
PEV Vergel (praça próximo a guarda municipal)
PEV Praça da Bíblia – Jatiúca
PEV Praça da Faculdade – Prado
PEV em frente ao Instituto Mandaver – Dique Estrada
PEV Praça Nossa Senhora de Fátima – Feitosa
PEV Medeiros Neto – Santa Amélia
PEV Praça do Skate – Ponta Verde
Ponta Verde – Corredor Vera Arruda
Cruz das Almas – Term. De Ônibus
Farol – Mirante Igreja São Gonçalo
Pontal da Barra – Praça São Sebastião
Gruta de Lourdes – Terminal da Rotary
Antares – Praça Cond. Bela Vista
Eustáquio Gomes – Praça do INOCOOP
Santa Lúcia – Av. Nações Unidas
Alexandre Vieira/Ascom Sudes