Representantes da categoria foram recebidos no prédio sede da Prefeitura de Maceió, nesta terça-feira (7)
Após estudos e análises no Calçadão do Comércio e em ruas adjacentes do Centro de Maceió, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), elaborou duas propostas para o ordenamento dos comerciantes informais da região.
Os projetos foram apresentados aos ambulantes no prédio sede da Prefeitura de Maceió, no bairro de Jaraguá, nesta terça-feira (7). Os dois modelos pensados para o ordenamento dos comerciantes informais do Calçadão do Comércio, em um ficaria estabelecido espaçamento de cinco metros entre as bancas com dimensões de 0.60m x 0.80m e um sombreiro com diâmetro máximo de dois metros. Na outra proposta, os ambulantes ficariam com um espaçamento de 10 metros entre as bancas, com dimensões de 1.60m x 1.20m.
O comerciante Jeferson Lima da Silva, 27 anos, está há seis anos trabalhando no Centro de Maceió, vendendo assessórios de celular, gostou de uma das propostas apresentadas pela prefeitura e os dois modelos serão levados para o restante da categoria.
“Saímos contentes dessa reunião por termos percebido que a intenção da prefeitura é trazer dignidade para nós ambulantes. A atual gestão tem se mostrado sensível, nos dando voz e vez a causa do comércio informal que depende disso para sustentar a família. Agora vamos nos reunir com os demais ambulantes para tentar chegar em um consenso, com a possibilidade de propor novas sugestões”, disse o comerciante.
Dentro das propostas de reordenamento, os ambulantes que não ficarem no calçadão do comércio, serão realocados para ruas adjacentes na região. De acordo com Thiago Prado, secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, uma nova reunião ficou marcada para a próxima sexta-feira (10), após a avaliação que será feita pela categoria.
“Todas as ações realizadas pela atual gestão são feitas por meio do diálogo, com base na construção das melhores soluções. E com o reordenamento dos comerciantes informais do Centro não está sendo diferente, estamos em busca de uma solução que respeite os interesses dos ambulantes, dos lojistas e do cidadão maceioense”, finalizou o secretário Thiago Prado.
João Victor Barroso / Ascom Semscs