Profissionais que atuam no Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (SASS) da Secretaria de Saúde de Maceió participaram, na manhã desta quinta-feira (20), no prédio sede do órgão, de uma capacitação sobre a técnica da auriculoterapia, que faz parte do elenco de Práticas Integrativas e Complementares do SUS.
Juliana Maia, profissional de educação física da Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) do Município, conduziu a capacitação e explica melhor sobre a técnica. “A auriculoterapia é fundamentada na medicina tradicional chinesa e atua no nosso corpo entendendo que o pavilhão auricular é um microssistema e nele estão representados os pontos reflexos de nosso corpo. Os benefícios são amplos e podem ajudar na cura de dores emocionais e físicas, como dores localizadas, musculares e articulares, por exemplo”, destaca.
“Essa técnica é incentivada pelo Ministério da Saúde através da Política Nacional de Práticas Integrativas do SUS, mas é importante lembrar que ela é muito benéfica, mas funciona de forma complementar, não substituindo o tratamento farmacológico”, completa Juliana Maia.
Os servidores já passaram por um momento teórico com os fundamentos da auriculoterapia e agora passam para a fase prática, com a aplicação dos pontos, diagnósticos e intervenções nos pontos que correspondem aos locais sobre os quais os servidores apresentam as queixas físicas e emocionais. Após essa capacitação, o serviço será oferecido a todos os servidores do prédio sede de forma contínua.
Além dos profissionais da sede, a técnica da auriculoterapia é realizada por profissionais dos Núcleos Ampliados da Saúde da Família (Nasf) e pela Promoção de Promoção da Saúde em Unidades de Saúde para a comunidade em geral.
Como ter acesso ao serviço?
O serviço é de portas abertas. Basta o servidor se dirigir à sala do Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass), na sala 213, para fazer o cadastro e ver os horários disponíveis. Com esse cadastro, além do serviço de auriculoterapia, o servidor pode ter um acompanhamento de forma integral de suas condições de saúde.
Segundo o coordenador do SASS, André Oliveira, o município busca sempre ampliar os serviços oferecidos pelo setor, buscando a melhoria da saúde do servidor. “Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o leque de serviços oferecidos, o que melhora a qualidade de vida e a saúde de nossos servidores, seja física ou mental, de forma que eles exerçam suas atribuições cada vez melhor. Um servidor bem cuidado representa um melhor servidor para a população”, destaca.
Demais serviços oferecidos pelo Serviço de Atenção à Saúde do Servidor
O trabalho desenvolvido pelo SASS é multidisciplinar e conta com profissionais de psicologia, nutrição, fisioterapia, biomedicina, educação física e assistência social. Além dos programas oferecidos, o setor também oferece aferição de pressão e glicose e sessões de relaxamento com massoterapia e música. Confira os serviços já oferecidos pelo setor:
Acolhimento biopsicossocial: Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH) onde é realizada a escuta das queixas com compromisso de resposta às necessidades daqueles que procuram os serviços. O acolhimento é realizado por todos os profissionais do SASS, em qualquer horário, sem necessidade de agendamento;
Avaliação antropométrica: É feita a análise do peso, circunferência abdominal, Índice de Massa Corporal (IMC), entre outros. A agenda de avaliações é aberta semanalmente às sextas-feiras e tem duração média de 30 minutos;
Ginástica laboral: Ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras no pátio Central da SMS;
Avaliação ergonômica: Tem a intenção de adaptar o ambiente de trabalho às características do servidor. O agendamento da avaliação deverá ser realizada após o preenchimento do formulário enviado por e-mail;
Caminhada orientada: A caminhada acontece nos dias de segunda, quarta e sexta, de 6h30 e 16h30, com duração média de 40 minutos. Ela é acompanhada de um profissional de educação física. O serviço havia sido suspenso durante a pandemia de Covid-19.
Programa meu comer: Busca o autoconhecimento do comportamento alimentar com nutricionista do setor;
Mediação de conflitos: Ação que oportuniza os servidores a resolverem conflitos com os colegas de trabalho. A mediação é realizada por dois profissionais do SASS que atuam na função de mediadores. Estes intervêm de forma construtiva e imparcial junto às partes envolvidas no conflito, em busca de uma solução construída pelas mesmas. As demandas podem ser encaminhadas pela Diretoria-Geral de Administração de Recursos Humanos (DGARH), Gerência de Unidades de Saúde ou setores envolvidos ou demanda espontânea pela parte envolvida;
Ouvindo os servidores: Visa contribuir para promoção da saúde e qualidade de vida por meio de grupos de conversação junto aos servidores nos seus locais de trabalho, através da escuta qualificada, planejamento, rodas de conversa, devolutiva de demandas identificadas.