O advogado Adeilson Bezerra, mais conhecido na política alagoana como mago das coligações, deu seu parecer a respeito do imbróglio do STF em torno da eleição do governador-tampão.
“O pedido de vista serve para o ministro examinar melhor o processo antes de votar. O regimento interno do Supremo Tribunal Federal (STF) é claro: quando um ministro pede vista de um processo, precisa devolvê-lo ao plenário duas sessões depois para que o julgamento seja retomado”, disse.
“No caso da ADPF 969 que está ocorrendo neste momento no plenário do Supremo Tribunal Federal é sobre o pedido do PP para que haja um novo prazo de registro de candidaturas por considerar que o novo edital da Assembleia estabelece um prazo exíguo para registro das novas chapas compostas por seus governadores e vices”, destacou.
Até esse momento 5 ministros registraram seus votos a favor que a eleição ocorra agora no domingo, enquanto o ministro Nunes Marques fez seu pedido de vistas. O julgamento será suspenso, mas o que está em jogo, lembrando, é o pedido do PP para suspender as eleições.
“O próprio gabinete de Nunes Marques informou que o pedido de vista não impede a eleição já marcada e a liminar do ministro Gilmar Mendes segue em vigor, ele apenas quer analisar a questão do modelo de votação, segundo informou a imprensa. Ou seja, segue o jogo e a eleição para o Governador está mantida para domingo”, finalizou.