LAVA JATO – Câmara do TCU condena Dallagnol e Janot; Renan Calheiros comenta

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta terça-feira (9) condenar o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, o ex-procurador Deltan Dallagnol e o procurador João Vicente Romão a ressarcir os cofres públicos por dinheiro gasto pela força-tarefa da Lava Jato com diárias e passagens.

O caso é apurado desde 2020 pelo tribunal, e o relatório do ministro Bruno Dantas foi aprovado nesta terça por 4 votos a zero. Outros sete procuradores foram inocentados. Para Dantas e o subprocurador-geral do Ministério Público de Contas, Lucas Furtado, houve irregularidades nos pagamentos das diárias e das passagens em razão do dano aos cofres públicos. O ressarcimento deverá ser de R$ 2,8 milhões.

Cabe recurso da decisão. Procurados pelo g1, Janot e Dallagnol já informaram que vão recorrer. O g1 não conseguiu contato com Romão até a última atualização desta reportagem.

Twitter

No Twitter, o senador Renan Calheiros comentou sobre a condenação. “As provas são claras, basta olhar os processos, as condenações, as evidências”. Deltan em condenações da Lava Jato. “A régua da Justiça deve ser isonômica e sua força deve se impor a fortes e a fracos, ricos e pobres”. Rodrigo Janot. Falas atuais e oportunas para dois condenados.

Sair da versão mobile