IDEB EM QUEDA – Índice de avaliação educacional caiu de 5,4 para 4,9 em Maceió

A capital alagoana registrou queda no índice que avalia o desenvolvimento da educação brasileira. Os números divulgados esta semana mostram que entre 2019 e 2021, houve uma piora na educação pública de Maceió.

O índice da avaliação dos anos iniciais caiu de 5,4 para 4,9 e nos anos finais foi de 4,3 para 4,1. Até 2019, a nota do IDEB registrava aumento a cada avaliação, que acontece a cada dois anos.

O principal medidor da qualidade do ensino brasileiro no País considera o indicador de rendimento escolar (calculado pelas taxas de aprovação dos estudantes em determinado ano), e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Ideb 2021 veio com dados distorcidos, segundo o próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), já que foram colhidos no contexto da pandemia da covid-19, entre novembro e dezembro do ano passado, quando muitas escolas públicas não estavam realizando atividades 100% presenciais, ou haviam acabado de promover este retorno.

Dado histórico importante é que até 2011 Maceió ocupava as últimas posições do país, e entre 2012 e 2020 passou a ser a 1ª colocada no crescimento no Ideb, índice que mede a qualidade do ensino nas escolas.

Sair da versão mobile